Busca avançada
Ano de início
Entree

Margarita Antonia Villar Luis

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Espanha

Possui graduação Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (UFSP) em 1973, Habilitação em Enfermagem Obstétrica pela UFSP em 1974; mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado Interunidades EEUSP EERP pela Universidade de São Paulo (1991). Atualmente sou Professor Titular do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas (DEPCH) da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP), desde 1980. Atuando no Ensino e Pesquisa de Enfermagem e Saúde Mental e Serviços de saúde específicos. Participo de vários Órgãos Colegiados da EERP e alguns da USP (conselho Universitário, Comissões de Avaliação de enquadramento na função, de desempenho de funcionários docentes e não docentes para fins de progressão na Carreira, Comissão de Graduação, Pós graduação e Coordenadora de Programa por dois mandatos. Assumi o cargo de Vice chefe (quatro vezes, as últimas de 2014 a 2018) e Chefe do DEPCH por seis mandatos desde década de noventa e meados dos anos dois mil, a última em 2014. Coordenei vários cursos de Extensão subsidiados por órgãos nacionais (Ministério da Saúde, Ministério da Justiça-Secretaria Nacional de Política sobre Drogas e internacionais CICAD/OEA) em nível de atualização, aprimoramento e Especialização, para profissionais de saúde e áreas relacionadas e docentes de Instituições de Ensino Superior da América Latina (o primeiro em 2004 e o último em 2016). Os ministrados à América Latina, destinavam-se a capacitar pesquisadores no fenômeno uso de drogas psicoativas. No início dos anos dois mil, incentivada por professor visitante inglês, investi na ideia de criar uma revista temática em Saúde Mental e Adições (Saúde Mental Álcool e Drogas-SMAD) com o propósito de incentivar a pesquisa e disseminar os conhecimentos produzidos por pesquisadores dessas áreas, alguns membros do DEPCH endossaram a ideia e como não dispúnhamos de recursos pensamos em apresentá-la na forma virtual. No período busquei conhecimento com editores de revistas semelhantes e posteriormente, em eventos científicos sobre editoração, elaboração de pareceres e informação, dentre outros (os mais recentes foram em 2016, 2017 e 2018). Sou coordenadora do programa PROCURA (ativo desde 2002), que passou por várias fases e que se consolidou no atendimento a usuários de substâncias psicoativas, desenvolvido por enfermeiros e que no momento busca avaliar métodos e processo de ajuda. Tenho participado como consultor e revisor Ad-Hoc de Órgãos de Fomento à pesquisa nacionais (CNPq e FAPESP) e de Revistas Científicas Nacionais e Internacionais. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Uso e Abuso de Álcool e Drogas, atuando principalmente nos seguintes temas: álcool, drogas, enfermagem, saúde mental e enfermagem psiquiátrica. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 04/07/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

DE MACEDO, JAQUELINE QUEIROZ; KHANLOU, NAZILLA; VILLAR LUIS, MARGARITA ANTONIA. Use of Vignettes in Qualitative Research on Drug Use: Scoping Review and Case Example from Brazil. INTERNATIONAL JOURNAL OF MENTAL HEALTH AND ADDICTION, v. 13, n. 5, p. 549-562, . Citações Web of Science: 0. (12/21109-8, 13/22187-5)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MACEDO, Jaqueline Queiroz de. Metodologia participativa com educadores: prevenção ao consumo de drogas psicoativas em instituição escolar. Tese (Doutorado) -  Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (12/21109-8

BARBOSA, Sara Pinto. Intervenção com familiares, usuários de álcool e álcool mais outras drogas: um estudo clínico. Tese (Doutorado) -  Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (13/16080-3

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: