Busca avançada
Ano de início
Entree

Alvaro Machado Dias

CV Lattes


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Neurocientista com interesses em tomadas de decisão, inteligência artificial e inovação tecnológica. Professor Adjunto-III Livre-Docente da Universidade Federal de São Paulo. Diretor geral do Centro de Estudos Avançados em Tomadas de Decisão (Parceria de Labs da USP, UNIFESP e UFMG). Diretor executivo do Centro de Neuromodulação da EPM-UNIFESP. Membro do painel global de inovação tecnológica do MIT (MIT's Technological Review Global Panel), da Association for Computing Machinery (ACM - que atribui a Turing Award), da Behavioral and Brain Science Society (Cambridge) e do Corpo de editores da Frontiers in Neuroscience (grupo Nature), entre outros. Pesquisador responsável pelo Auxílio Regular à Pesquisa 2015/03931-0 (FAPESP) e pesquisador de outros. Também: mestre, doutor, pós-doutor, professor da Escola de Negócios da UNIFESP (graduação e pós-graduação) e da Psiquiatria (pós-graduação). Professor da Casa do Saber, com vasta experiência em comunicação com públicos especializados e corporativos. Foi keynote speaker (palestra de abertura) do TEDx Insper/São Paulo (10/2019). Apresentador do Programa de Televisão Causando em São Paulo (semanal - uma produção da TV Cultura para a TV Câmara). Coordenador das linhas de pesquisa em Tomadas de Decisão e Neuromodulação do Laboratório de Neurociências Clínicas "LINC" da EPM-UNIFESP, pesquisador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Neurociências Aplicadas da FMUSP (NAPNA) e do "Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para Crianças e Adolescentes" (ICT - INPD); líder do grupo de pesquisas Estudos Neurocognitivos em Tomadas de Decisão e Capacidades Sociais (CNPQ). Autor da instalação "video-wave", primeira instalação neurocientífica da América Latina (Museu de Inhotim), autor da obra Encephalon (cubo das neurociências), que faz parte do acervo permanente do Museu do Amanhã, além de instalações tecnológicas apresentadas na Oficina Oswald de Andrade, São Paulo Fashion Week e diversos outros espaços públicos e privados. Desenvolve estudos em: tecnologias para o futuro com ênfase em neurociências computacionais, tomadas de decisões (neuroeconomia e psicologia econômica), inteligência artificial, blockchain, modelos de implementação tecnológica (med, farma e corporate); futuro do trabalho e das relações sociais. Também possui atuação em: futuro da saúde mental, gestão de conhecimento, neuromodulação e modelos conceituais e aplicados em psiquiatria evolucionária. Atualmente, é lead scientist do Projeto Rhizom, primeiro protocolo de Blockchain da América Latina. Colunista de tecnologia do UOL (https://noticias.uol.com.br/tecnologia). Ex-colunista de inovação do Jornal DCI; contribui com outras publicações não acadêmicas de relevo, participando de debates públicos sobre o futuro da tecnologia, bem-estar/saúde, cognição & sociedade. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ÁLVARO MACHADO DIAS. Proposta de reflexão teórica e análise de padrões conceituais com data mining. Estudos de Psicologia (Natal), v. 16, n. 2, p. 179-186, .

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: