Resumo
Haverá palestras, apresentações orais em sessões paralelas e sessão de pôsteres. Nos primeiros dias haverá uma escola de formação para pós-graduandos e demais interessados. Mais informações no link http://www.abq.org.br/ihpst2015/ (AU)
Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Física; Pós-Doutorado no Grupo de História e Teoria da Ciência (UNICAMP). É professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas sobre História da Física e Ensino de Física. Foi Dibner Library Resident Scholar no Smithsonian Institution em Washington, DC (2004-2005), Visiting Research Fellow no The Bakken Museum, Minneapolis (2014) e Pesquisadora Convidada na Pontífica Universidade Católica do Chile (2024). Assessorou o projeto HIPST-History and Philosophy in Science Teaching: An European Project (2008). Foi diretora do International History, Philosophy and Science Teaching Group (IHPST) e da Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Coordenou o Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo (CDCC-USP), o curso de Licenciatura em Ciências Exatas da USP e o Grupo de História, Teoria e Ensino de Ciências (GHTC). (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Haverá palestras, apresentações orais em sessões paralelas e sessão de pôsteres. Nos primeiros dias haverá uma escola de formação para pós-graduandos e demais interessados. Mais informações no link http://www.abq.org.br/ihpst2015/ (AU)
O pesquisador visitante participará de pesquisas em andamento de Cibelle Celestino Silva e seus colaboradores, relativas à história da eletricidade, da óptica e da cosmologia, na USP de São Carlos; participará de pesquisas relativas ao ensino de astronomia, junto ao Observatório Dietrich Schiel da Universidade de São Paulo (São Carlos); colaborará em pesquisas relativas à história e socio…
A 1ª IHPST-LA será precedida pela 8th International Conference for the History of Science in Science Education (8th ICHSSE), de 16 a 19 de Agosto de 2010, apoiada pela FAPESP (processo # 2009/05446-1). Esta ICHSSE conta apenas com a apresentação de palestras de convidados e não aceita inscrições de trabalho. Pode-se, no entanto, fazer a inscrição para assistir ao evento. Seguindo as diret…
No início da pandemia de COVID-19 surgiu na esfera pública o debate acerca de uma suposta eficácia de cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, compondo o chamado Kit-covid. Tal kit foi amplamente usado em serviços de saúde públicos e privados, e defendido por eminentes autoridades públicas apesar de contrariar o aceito pela comunidade científica nacional e internacional. Neste projet…
Este aborda aspectos da cultura escolar e de centros de ciências na perspectiva da transformação de saberes que utilizam a física solar para ensinar conteúdos de física moderna no ensino médio de escolas públicas da rede de ensino do Estado de São Paulo. Também investiga elementos essenciais para uma efetiva parceria entre escola e centro de ciências, a partir da construção de sequências …
Esta proposta de pesquisa enfoca a inserção de física moderna no ensino médio a partir do tema "Física Solar". Em parceria com professores em atuação, vamos investigar o processo de transposição didática entre os conteúdos de física solar e física moderna num contexto de educação não formal. Objetiva-se com isto fundamentar a utilização de sequências de ensino e aprendizagem que incorpor…
Este projeto visa discutir aspectos da natureza da ciência em sociedade a partir de análises de episódios contemporâneos envolvendo temas científicos presentes nas mídias sociais e geradores de falsas controvérsias entre o público; entre eles a da crença na eficácia de tratamentos precoces para COVID-19; utilização de argumentos que mimetizam a ciência tais como justificar a "lei da atraç…
O objetivo desta proposta é desenvolver uma compreensão mais ampla do início da história da garrafa de Leyden, particularmente do período entre sua descrição inicial por Ewald Jürgen von Kleist (1700-1748) e Pieter van Musschenbroek (1692-1761) e os esforços para reproduzir e estabilizar o novo fenômeno até a elaboração das primeiras teorias coerentes para explicá-lo. Para tal, farei uso …
The aim of the current proposal is to investigate the debate between Franklin and Nollet on the nature of the electrical fluids, making extensive use of the Nollet-Dutour correspondence, besides the published documentation. This research will attempt to elucidate the strategies used and the difficulties met by contenders, in their endeavors to substatiate their theories and to convert the…