Busca avançada
Ano de início
Entree

Roberta Kelly Soromenho Nicolete

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Roberta Soromenho Nicolete possui Bacharel (2009) e Licenciatura (2013) em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou o mestrado (2013) junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência Política, na área de Teoria Política. Em 2017, realizou a tese de doutorado com Dupla Titulação USP e École des Hautes Études en Sciences Sociales (Centre de Recherche Historique - CRH/ EHESS, Paris - França). É pós-doutoranda no Departamento de Filosofia, da USP (janeiro/2018). Participou do Grupo de Estudos em Teoria Política Moderna da USP (2008-2014), registrado junto ao Diretório de Pesquisas do CNPq. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Moderna, pesquisando a obra de Alexis de Tocqueville, sobretudo as noções de liberdade, virtude, interesse e "interesse bem compreendido"; as diferentes linguagens políticas que ampararam a autoridade política no século XVIII, em solo francês; a recente historiografia da Revolução Francesa; o republicanismo em diferentes matrizes do pensamento político, sobretudo, na França setecentista. Foi pesquisadora-convidada (2015-2016) no Laboratoire Logiques de l'agir, no departamento de Filosofia, da Université de Franche-Comté (Besançon), sob co-orientação de Frédéric Brahami. Em 2016, foi admitida ao programa de doutorado da École des Hautes Études en Sciences Sociales, sob orientação de Frédéric Brahami, na menção "Études politiques", do Centre de Recherche Historique (CRH - EHESS). Realizou estágios de pesquisa para consultas a fontes primárias nas coleções da Bibliothèque Nationale de France (BnF); nas coleções da Bibliothèque Historique de la Ville de Paris (BHVP) e nos Archives Nationales (AN). Desde agosto de 2017, integra o Laboratório de Estudos Republicanos (Universidade Federal Fluminense), no qual pesquisa sobretudo a matriz republicana francesa. Desde 2018, participa do Grupo de Pesquisa "Soberania em perspectiva histórica", registrado junto ao Diretório de Pesquisas do CNPq. Em 2018, a tese de doutorado recebeu o Prêmio Capes de Melhor Tese (área de Ciência Política e Relações Internacionais). Em 2019, a tese de doutorado recebeu a Menção Honrosa no Prêmio Tese-Destaque USP (grande área: Ciências Humanas). Em outubro de 2019, passa a integrar o CESPRA (Centre d'études sociologiques et politiques Raymond Aron) como pesquisadora associada. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Bolsistas da FAPESP são premiados no Tese Destaque USP  
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

ROBERTA K. SOROMENHO NICOLETE. CATECISMO DO CIDADÃO: CONSTITUCIONALISMO E SOBERANIA POPULAR EM GUILLAUME DE SAIGE. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 34, n. 100, p. -, . (17/26135-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

NICOLETE, Roberta Kelly Soromenho. Quando a política caminha na escuridão: um estudo sobre interesse e virtude n\'A Democracia na América de Tocqueville. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/02307-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: