Busca avançada
Ano de início
Entree

Júlio César Coelho de Rose

CV Lattes ResearcherID


Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Bacharel em Psicologia pela Universidade de Brasília (1972), Mestre em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1979) e Doutor em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1981). Atualmente sou Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos. Fui coordenador do Núcleo de Estudos sobre Comportamento, Cognição e Ensino, formado por pesquisadores de várias universidades e apoiado pelo Programa de Apoio a Núcleos de Excelência do MCT/CNPq (1998/2004) e CNPq/FAPESP (2004-2008). Sou Diretor de Pesquisa do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT/ECCE), editor associado do The Psychological Record, membro do Conselho Editorial dos periódicos The Analysis of Verbal Behavior e European Journal of Behavior Analysis e Coordenador do Grupo de Pesquisa Cultura, Linguagem e Comportamento Simbólico (CLICS). Minhas pesquisas são voltadas para a análise comportamental da função simbólica e suas aplicações a questões culturais. Destaco três contribuições científicas (sempre em colaboração com colegas e/ou alunos): 1) uma das primeiras demonstrações experimentais de transferência de funções entre estímulos equivalentes (de Rose, McIlvane, Dube, Galpin & Stoddard, 1988; de Rose, McIlvane, Dube & Stoddard, 1988); 2) desenvolvimento e teste de um programa individualizado (e posteriormente informatizado) de ensino de rudimentos de leitura e escrita, com base em processos e procedimentos de controle de estímulos (de Rose, de Souza & Hanna, 1996; de Souza, de Rose, Faleiros, Bortoloti, Hanna & McIlvane, 2009); e 3) identificação de propriedades quantitativas de relações simbólicas (Bortoloti & de Rose, 2009, 2011). (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (26)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações18
Citações67
Cit./Artigo3,7
Dados do Web of Science

ELENICE S. HANNA; MARINA KOHLSDORF; REGIANE S. QUINTEIRO; VIRGÍNIA M. D. FAVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; JÚLIO C. DE ROSE. Diferenças individuais na aquisição de leitura com um sistema lingüístico em miniatura. Psicologia : Teoria e Pesquisa, v. 24, n. 1, p. 45-57, . (05/56502-8)

SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C.. Measuring the ``transfer of meaning{''} through members of equivalence classes merged via a class-specific reinforcement procedure. LEARNING & BEHAVIOR, v. 46, n. 2, p. 157-170, . Citações Web of Science: 2. (11/12847-2, 15/08332-8)

AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Assessing the Effects of a Relational Training Intervention on Fluid Intelligence Among a Sample of Socially Disadvantaged Children in Bangladesh. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 68, n. 2, p. 141-149, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4)

AMD, MICAH; DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.; SILVEIRA, CAROLINA C.; POMPERMAIER, HENRIQUE M.. Effects of orientation and differential reinforcement on transitive stimulus control. Behavioural Processes, v. 144, p. 58-65, . Citações Web of Science: 3. (15/24159-4)

DUBE, WILLIAM V.; THOMPSON, BROOKS; SILVEIRA, MARCELO V.; NEVIN, JOHN A.. The Role of Contingencies and Stimuli in a Human Laboratory Model of Treatment of Problem Behavior. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 67, n. 4, p. 463-471, . Citações Web of Science: 1. (11/12847-2, 15/08332-8)

DE ALMEIDA, JOAO H.; DE ROSE, JULIO C.. Changing the Meaningfulness of Abstract Stimuli by the Reorganization of Equivalence Classes: Effects of Delayed Matching. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 3, p. 451-461, . Citações Web of Science: 9. (10/09251-8, 08/57705-8)

PEREZ, WILLIAM FERREIRA; DE ALMEIDA, JOO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.. Transformation of Meaning Through Relations of Sameness and Opposition. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 679-689, . Citações Web of Science: 6. (10/09251-8, 08/57705-8)

ARANTES, ANA; DE ROSE, JULIO C.. High Probability of Equivalence Class Formation with Both Sample-S plus and Sample-S- Controlling Relations in Baseline. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 65, n. 4, p. 743-748, . Citações Web of Science: 4. (08/06254-6, 08/57705-8)

WAGNER R. DA SILVA; DEISY G. DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; JAIR LOPES JR.. Operant measurement of auditory threshold in prelingually deaf users of cochlear implants: II. Psychology & Neuroscience, v. 4, n. 1, p. 89-102, . (08/57705-8, 03/09928-4)

JOSÉ ANTONIO BERNARDINO JÚNIOR; FABIANA REGO FREITAS; DEISY G. DE SOUZA; ELISANDRA ANDRÉ MARANHE; HELOISA HELENA MOTTA BANDINI. Aquisição de leitura e escrita como resultado do ensino de habilidades de consciência fonológica. Rev. bras. educ. espec., v. 12, n. 3, p. 423-450, . (03/09928-4)

AMD, MICAH; DE OLIVEIRA, MARLON A.; PASSARELLI, DENISE A.; BALOG, LIVIA C.; DE ROSE, JULIO C.. Effects of orientation and differential reinforcement II: transitivity and transfer across five-member sets. Behavioural Processes, v. 150, p. 8-16, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 14/50909-8)

SILVEIRA, MARCELO VITOR; AGGIO, NATALIA MARIA; CORTEZ, MARIELE DINIZ; BORTOLOTI, RENATO; RICO, VIVIANE VERDU; DE ROSE, JULIO C.. Maintenance of Equivalence Classes and Transfer of Functions: The Role of the Nature of Stimuli. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 1, p. 65-74, . Citações Web of Science: 9. (11/12847-2, 08/50988-4, 10/08399-1, 12/21425-7)

GISELE STRAATMANN; SEBASTIÃO SOUSA ALMEIDA; JULIO C. DE ROSE. Computerized assessment of food preferences in adolescents in the stimulus equivalence paradigm. Temas em Psicologia, v. 22, n. 3, p. 613-624, . (05/57745, 03/09928-4)

MARIÉLE DINIZ CORTEZ; JULIO CESAR DE ROSE; TATHIANNA AMORIM SOUZA MONTAGNOLI. Treino e manutenção de correspondência em autorrelatos de crianças com e sem história de fracasso escolar. Acta comport., v. 21, n. 2, p. 139-157, . (07/57574-8, 06/54261-6, 08/57705-8)

RIBEIRO, GIOVAN W.; SILVEIRA, MARCELO V.; MACKAY, HARRY A.; DE ROSE, JULIO C.. The Effect of Conditional Discrimination Reversals with SMTS and DMTS on Reorganization of Equivalence Classes. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 66, n. 4, p. 589-597, . Citações Web of Science: 3. (11/12847-2, 15/08332-8)

AMD, MICAH; ROCHE, BRYAN. Transforming valences through transitive inference: How are faces emotionally dissonant?. QUARTERLY JOURNAL OF EXPERIMENTAL PSYCHOLOGY, v. 70, n. 12, p. 2478-2496, . Citações Web of Science: 4. (15/24159-4)

HENKLAIN, MARCELO H. O.; HAYDU, VERONICA BENDER; CARMO, JOAO S.; MUNIZ, MONALISA; PEREZ, WILLIAM F.. Expanding the evidence of content validity for the Teacher Behavior Checklist using the IRAP: TBC's content validity using the IRAP. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 2, p. 205-214, . Citações Web of Science: 0. (16/05935-6, 08/57705-8, 17/10037-0)

HUGHES, SEAN; BARNES-HOLMES, DERMOT; VAN DESSEL, PIETER; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; STEWART, IAN; DE HOUWER, JAN. On the symbolic generalization of likes and dislikes. JOURNAL OF EXPERIMENTAL SOCIAL PSYCHOLOGY, v. 79, p. 365-377, . Citações Web of Science: 1. (14/01874-7)

HANNA, ELENICE S.; KOHLSDORF, MARINA; QUINTEIRO, REGIANE S.; DE MELO, RAQUEL MARIA; DE SOUZA, DEISY DAS GRACAS; DE ROSE, JULIO C.; MCILVANE, WILLIAM J.. RECOMBINATIVE READING DERIVED FROM PSEUDOWORD INSTRUCTION IN A MINIATURE LINGUISTIC SYSTEM. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 95, n. 1, p. 21-40, . Citações Web of Science: 2. (05/56502-8, 08/57705-8, 03/09928-4)

DEBERT, PAULA; HUZIWARA, EDSON M.; FAGGIANI, ROBSON BRINO; SIMOES DE MATHIS, MARIA EUGENIA; MCILVANE, WILLIAM J.. EMERGENT CONDITIONAL RELATIONS IN A GO/NO-GO PROCEDURE: FIGURE-GROUND AND STIMULUS-POSITION COMPOUND RELATIONS. JOURNAL OF THE EXPERIMENTAL ANALYSIS OF BEHAVIOR, v. 92, n. 2, p. 233-243, . Citações Web of Science: 18. (03/09928-4)

BORTOLOTI, RENATO; ROSE, JÚLIO C. DE; GALVÃO, OLAVO DE FARIA. Tempo de detecção de estímulos abstratos equivalentes a expressões faciais. Temas em Psicologia, v. 13, n. 1, p. 52-60, . (03/09928-4)

AMD, MICAH; BAILLET, SYLVAIN. Neurophysiological Effects Associated With Subliminal Conditioning of Appetite Motivations. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 17/02550-9)

PEREZ, WILLIAM F.; DE ALMEIDA, JOAO HENRIQUE; DE ROSE, JULIO C.; DORIGON, ANDREA H.; DE VASCONCELLOS, EDUARDO L.; DA SILVA, MARCO A.; LIMA, NAJRA D. P.; DE ALMEIDA, ROBERTA B. M.; MONTAN, RODRIGO N. M.; BARNES-HOLMES, DERMOT. Implicit and Explicit Measures of Transformation of Function from Facial Expressions of Fear and of Happiness via Equivalence Relations. PSYCHOLOGICAL RECORD, v. 69, n. 1, p. 13-24, . Citações Web of Science: 1. (16/05935-6, 14/01874-7, 08/57705-8, 17/10037-0)

WAGNER R. DA SILVA; DEISY DAS GRAÇAS DE SOUZA; MARIA CECÍLIA BEVILACQUA; MÁRCIA Y. T. KIMURA; JAIR LOPES JR.. Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. PSICOLOGIA-REFLEXAO E CRITICA, v. 24, n. 2, p. -, . (03/09928-4, 08/57705-8)

CÉSAR ANTONIO ALVES DA ROCHA. Skinner e Feyerabend sobre o Método e o Papel da Ciência em uma Sociedade Livre. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. -, . (14/02981-1)

AMD, MICAH; MACHADO, ARMANDO; DE OLIVEIRA, MARLON ALEXANDRE; PASSARELLI, DENISE APARECIDA; DE ROSE, JULIO C.. Effects of Nodal Distance on Conditioned Stimulus Valences Across Time. FRONTIERS IN PSYCHOLOGY, v. 10, . Citações Web of Science: 1. (15/24159-4, 17/02550-9, 14/50909-8)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: