Busca avançada
Ano de início
Entree

Katia de Souza Amorim

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora titular pela Universidade de São Paulo (USP), possui graduação pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (1983), mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo (2002). Fez doutorado sandwich com Prof. Jaan Valsiner (Clark University) e foi professora visitante na Utah University, onde trabalhou com Prof. Alan Fogel. Atualmente é professora Livre-docente da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, trabalhando na área de Psicologia do Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: bebês e crianças pequenas, comunicação e significação, construção de vínculos, desenvolvimento, criança com e sem necessidades especiais, analisando os processos em diferentes contextos (casa, creche, instituição de acolhimento, família acolhedora e hospital). É coordenadora de projetos financiados nas duas áreas centrais de sua pesquisa: 1) Interação, linguagem, comunicação, significação e vínculo em diferentes contextos (FAPESP); 2) As múltiplas redes de significações constituintes dos e constituídas pelos dialéticos processos de inclusão / exclusão de crianças com necessidades especiais (CNPq). É vice coordenadora do GT da ANPEPP (Grupo sobre Contextos Sociais de desenvolvimento: aspectos evolutivos e culturais) e coordenadora do CINDEDI (Centro de Investigações sobre desenvolvimento humano e educação infantil). E, é coordenadora (pela USP) de intercâmbio interinstitucional internacional com a Universidade de Tampere (Finlândia), em parceria com a Profa. Niina Rutanen. Faz parte de pesquisa internacional junto com cinco outros países (Escócia, Finlândia, EUA, Austrália e Nova Zelândia), sobre processos de transição quando bebês passam a frequentar uma creche, numa interlocução entre os campos de Psicologia do Desenvolvimento e da Educação Infantil. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Linguagem, significação e comunicação em bebês 
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 26/09/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

KAIRA NEDER; LUDMILLA D. M. P. FERREIRA; KATIA DE SOUZA AMORIM. Coconstrução do apego no primeiro semestre de vida: o papel do outro nessa constituição. Psicologia USP, v. 31, p. -, . (13/17215-0, 16/24717-0, 16/13268-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

COSTA, Carolina Alexandre. Significações em relações de bebês com seus pares de idade. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (09/06739-2

MOURA, Gabriella Garcia. \"Quem não pega, não se apega\" : o acolhimento institucional de bebês e as (im)possibilidades de construção de vínculos afetivos. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (10/01919-0

DENTZ, Marisa von. Expressões emocionais de sorriso e choro na relação do bebê com seus pares, na creche. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (14/02669-8

RODRIGUES, Luciana Aparecida. O processo de (trans)formação da comunicação ao longo dos cinco primeiros meses de vida: um estudo de caso. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.  Universidade de São Paulo (USP).  Ribeirão Preto.  (08/52159-5

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: