Busca avançada
Ano de início
Entree

Ivana Cesarino

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação Bacharelado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP (2003) e Doutorado em Química Analítica pela Universidade de São Paulo/ Instituto de Química de São Carlos (2009). Realizou Doutorado Sanduíche em Portugal (2008-2009) na Universidade de Coimbra e Pós-Doutorado no Instituto de Química de São Carlos da USP (2010-2014). Desde 2014 tem cargo de Professor Assistente Doutor na Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP-Botucatu e é líder do Laboratório de Eletroanalítica e Nanotecnologia (LEN) e do Laboratório Residuall. Publicou 75 artigos em revistas especializadas, 9 capítulos de livro; possui mais de 140 trabalhos publicados em anais de congressos nacionais e internacionais e uma patente. Faz parte do corpo editorial das revistas Current Applied Polymer Science e Composite Materials Research e é revisora de mais de 20 periódicos. Uma das áreas de pesquisa de interesse está relacionada com materiais avançados e eletroanalítica, com foco no desenvolvimento e caracterização de sensores e biossensores para análise de amostras de interesse ambiental e biológico. Outra linha de pesquisa é o aproveitamento de resíduos agroindustriais para a produção de bioenergia, nanocelulose, compósitos. Dentro dessas linhas de pesquisa já orientou 10 trabalhos de conclusão de curso, 17 alunos de iniciação científica, 9 dissertações de mestrado e 3 teses de doutorado. Atualmente, também atua como professora conselheira do time ENACTUS UNESP-Botucatu e é bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPQ-Nível 2. Tem parceria em projetos internacionais, um deles com o Prof. Mohini Sain da Universidade de Toronto no desenvolvimento de (bio)sensores utilizando carbono renovável e, o outro, com o Prof. Rainer Marco López Lapa da Universidade Nacional Toribio Rodriguez de Mendoza de Amazonas (UNTRM), Peru. No dia 20 de abril de 2022 recebeu a distinção de docente visitante da UNTRM. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/05/2022
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Abacaxi Acetilcolinesterase Agrotóxicos Água Antibióticos Anticorpos Antimônio Aproveitamento de subprodutos Bio-óleo Bioacumulação Bioenergia Bioengenharia Bioetanol Biomassa lignocelulósica Biomassa Biomateriais Bioprocessos Biorrefinarias Biorremediação Carbaril Chá Ciências Exatas e da Terra Coco Compostos fenólicos Corynebacterium Diagnóstico clínico Diagnóstico precoce Dispositivos eletroquímicos Doenças transmitidas por alimentos Efluentes Eletroanalítica Engenharia Biomédica Engenharia Química Engenharia Sanitária Engenharia de Materiais e Metalúrgica Engenharias Enterotoxinas Estriol Estrógenos Etanol Eventos científicos e de divulgação Glicose Glucose Grafenos Imobilização Isotretinoína Mananciais Materiais Não-metálicos Materiais avançados Materiais compósitos Materiais nanoestruturados Metais pesados Monitoramento ambiental Nanofilmes Nanopartículas de ouro Nanopartículas metálicas Nanopartículas Neoplasias da próstata Neoplasias mamárias Neurotransmissores Oxidação química Óxido de grafeno Polímeros (materiais) Poluição da água Pontos quânticos Química Analítica Química Reatores biológicos Resíduos agrícolas Reuniões científicas Saneamento Ambiental Sensores eletroquímicos Sensores Staphylococcus aureus Sulfametazina Técnicas biossensoriais Técnicas e procedimentos diagnósticos Técnicas eletroquímicas Termoquímica Tratamento de água Tratamento de águas residuárias Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias Vírus Zika Voltametria cíclica
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: