Busca avançada
Ano de início
Entree

Miguel Luiz Menezes Freitas

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Secretaria do Meio Ambiente (São Paulo - Estado). Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em Agronomia (UniTau-1992), Mestrado em Sistemas de Produção (FEIS/UNESP-1999) e Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas (FCAV/UNESP-2003). É Pesquisador Científico do Instituto Florestal de São Paulo desde 2004, Diretor Geral entre 2012 e 2015, Coordenador do Grupo de Pesquisa em Conservação e Melhoramento Genético de Espécies Arbóreas desde 2006, revisor de diversas revistas científicas e professor das disciplinas: Conservação de recursos genéticos vegetais (Programa de Pós-graduação em Agronomia da FEIS/UNESP) desde 2008 e Conservação e uso do material genético de espécies arbóreas (Programa de Pós-graduação em Planejamento e Uso de Recursos Renováveis da UFSCar/Sorocaba) desde 2014. Tem experiência na área de Recursos Genéticos Florestais, atuando nos seguintes temas: genética de populações, genética quantitativa, melhoramento florestal, conservação genética e biologia molecular. Tem interesse na investigação dos processos contemporâneos de dispersão de pólen e sementes, isolamento genético, sistema de reprodução e a estrutura genética espacial intrapopulacional em populações de espécies arbóreas localizadas em fragmentos florestais, utilizando marcadores genéticos. Também tem interesse no desenvolvimento de métodos de coleta de sementes para formação de pomares, conservação genética ex situ e recuperação ambiental, além da seleção de procedências e progênies em programas de melhoramento genético de espécies arbóreas nativas e exóticas, em sistemas integrados, sistemas agroflorestais e sistemas agrossilvopastoris. Também tenho experiência em estudos de viabilidade econômica de espécies nativas instaladas em consórcio, com a utilização de espécies florestais e de importância econômica, com o objetivo de gerar múltiplos produtos e diversificação de renda para a produção, além de manter a heterogeneidade ambiental e a conservação dos recursos genéticos vegetais. Também trabalhei com o desenvolvimento de práticas e processos de manejo, a fim de proporcionar a manutenção da diversidade genética e conservação dos recursos genéticos de populações naturais de Virola surinamensis, visando o uso sustentável de seus produtos não madeireiros, em comunidades ribeirinhas da Amazônia Paraense. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Los defensores de las praderas y los montes paulistas 
Los defensores de las praderas y los montes paulistas 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: