Busca avançada
Ano de início
Entree

Sylvio Reynaldo Bistafa

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Sylvio R. Bistafa possui os títulos de "Master of Science" (1982) e Ph.D. (1984) pela "The Pennsylvania State University" - USA. Foi professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo de 1989 a 2016, onde lecionou Mecânica dos Fluidos e Acústica. Foi orientador do programa de pós-graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Foi "visiting scholar" em diversas instituições internacionais de renome: Grupo de Acústica do National Research Council Canadá, Departamento de Mecânica Teórica e Aplicada da University of Illinois at Urbana-Champaign, Departamento da História da Ciência da University of California, Berkeley, e Departamento de Filosofia e História da Ciência da Universidade de Cambridge - Reino Unido. Foi bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq (agência de fomento à pesquisa do Governo Federal) de 1985 a 2011. Recebeu das agências de fomento brasileiras: Fapesp, Capes e CNPq diversos auxílios para estagiar e participar de congressos no exterior. Orientou cinco dissertações de mestrado e sete teses de doutorado na área de acústica aplicada. É autor e co-autor de mais de 120 artigos publicados em journals e anais de congressos nacionais e internacionais. Participou em mais de 70 bancas de julgamento de mestrado e doutorado. Participou de projetos de pesquisa para importante empresas e instituições, tais como: Embraer, Rhodia, AES - Eletropaulo, Cteep - Transmissão de Energia Paulista, Marinha do Brasil, entre outras. Realizou mais de 50 trabalhos técnicos, consultorias e acessorias. Ultimamente, tem se dedicado a temas voltados para a área de história das ciências e em particular à história da mecânica nos séculos XVII & XVIII. É tradutor do Latim para o Inglês das obras de Daniel Bernoulli e Leonardo Euler. É autor dos livros: "Acústica Aplicada ao Controle do Ruído" 2ª Edição (Editora Edgard Blucher, São Paulo, 2011), "Mecânica dos Fluidos - Noções e Aplicações" 2ª edição (Editora Blucher, São Paulo, 2016). Possui cinco patentes sendo quatro em co-autoria. Tem servido como revisor científico de diversos journals, entre eles, Journal of The Acoustical Society of America, Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences and Engineering, Journal of Applied Physics, etc. É parecerista "Ad-hoc" da Fapesp, Capes, CNPq, Fundunesp, Fundação Araucária e da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência. Foi secretário e presidente da Sociedade Brasileira de Acústica - SOBRAC. Foi membro "fellow" do "Institute of Noise Control Engineering" - INCE - USA, e membro associado da "Acoustical Society of America" - ASA - USA. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 20/02/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ARAUJO, Bianca Carla Dantas de. Proposta de elemento vazado acústico. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (05/59917-4

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: