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Ana Archangelo

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Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995), Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Realizou estágios pós-doutorais nos Centre for Psycho-Social Studies da University of the West of England (2001 e 2009), Centre for Psychoanalytic Studies da University of Colchester (2003 e 2006) e na Università degli Studi di Torino (2011). Lecionou de 1992 a 2004 no Departamento de Educação da UNESP, campus de Presidente Prudente. Desde então, é Professora Doutora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educação da UNICAMP, onde leciona na graduação e na pós-graduação, e orienta pesquisas de IC, mestrado e doutorado. É membro e líder no CNPq do grupo de pesquisa DiS (Diferenças e Subjetividades em Educação), da mesma universidade. Coordenou entre 2010 e 2012 projeto de pesquisa e intervenção financiado pela FAPESP, no programa especial "Melhoria do Ensino", junto a uma escola pública da periferia de Campinas, do qual resultou o livro publicado pela Loyola ?Professores que não jogaram a toalha?, publicado pela Ed Loyola em 2014. Coordenou entre 2011 e fevereiro de 2018 o projeto PIBID/CAPES, na mesma escola, atendendo aproximadamente 280 alunos de Ensino Fundamental I, bem como alunos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Letras da UNICAMP. Coordenou o Curso de Especialização em Gestão Educacional - CEGE - entre 2009 e 2011 - oferecido a gestores de escolas públicas municipais, através de convênio firmado entre a FE/UNICAMP e as prefeituras da Região Metropolitana de Campinas. Foi uma das organizadoras do Curso de Especialização Educação de Crianças e Pedagogia da Infância, promovido pela Faculdade de Educação da Unicamp, em 2016. Foi por duas gestões (2014-2016 e 2016-2018) presidente da Comissão Permanente de Formação de Professores, da UNICAMP, órgão vinculado à Pró-Reitoria de Graduação. Foi editora científica da Revista "Psicologia: Ensino & Formação", da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia (ABEP), em 2013. Foi co-editora do dossiê especial sobre Formação de Professores, Educação e Psicanálise publicado pela revista ETD (Qualis A1) (04/2019). É membro do International Advisory Board da coleção Psychoanalytic Studies: Clinical, Social, and Cultural Contexts, organizada por Michael O'Loughlin e publicada pela Rowman & Littlefield. Membro associado da The Association for the Psychoanalysis of Culture & Society (APCS). É Associate Editor do periódico Psychoanalysis, Culture & Society, da APCS. Parecerista de periódicos científicos nacionais e internacionais (Educação Temática Digital - ETD -, Proposições, Revista Psicologia em Estudo; Estudos de Psicologia; UNESCO Prospects, Quarterly Review of Comparative Education; British Journal of Psychotherapy; Psychoanalysis, Culture & Society) bem como de agências de fomento (Fapesp, CNPq e CAPES). É autora, juntamente com Fábio C. B Villela, dos quatro volumes da Coleção ?Escola Significativa: Fundamentos da escola significativa (2013)?, A escola significativa e o professor diante do aluno (2014), A escola significativa e o aluno diante da atividade (2015), A escola significativa e a família do aluno (2017) - além de capítulos de livros e artigos em periódicos científicos, nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, psicanálise, dificuldades de aprendizagem, análise institucional e exclusão social. (Fonte: Currículo Lattes)

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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

COSTARDI, Gabriela Gomes. O mal estar pode ser educado? : um percurso entre o bem e o sublime. 2010. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). (08/51989-4)

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