- Auxílios pontuais (curta duração)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, com mestrado (1990) e doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo IPUSP, bem como pós-doutorado (2002) pela Universidade de Barcelona e livre-docência pela FEUSP (2009). Pesquisador do CNPq. Líder do Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder (COPERP-USP), grupo cadastrado no CNPq. Integrante da Red de Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), grupo de pesquisadores latino-americanos. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional. É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais em voga, tanto em sua versão formal quanto na não formal. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. (Fonte: Currículo Lattes)
Passadas mais de duas décadas e meia de seu desaparecimento, Michel Foucault persiste como um expoente do pensamento do pós-guerra, tendo angariado uma "popularidade" que pouquíssimos intelectuais contemporâneos lograram obter em escala global. Aclamada por uns, execrada por outros e, ainda, objeto de contestação para alguns, a obra foucaultiana adquiriu no Brasil uma repercussão tão p...
Este é o número 4 do volume 37 de "Educação e Pesquisa", contendo dez artigos inéditos de autores de instituições paulistas de pesquisa e de ensino. (AU)
O projeto de pós-doutorado que ora se apresenta visa operar, na esteira das teorizações foucaultianas, um olhar analítico sobre a constituição ético-política do espectador de cinema no Brasil, por meio de uma análise de cunho genealógico das relações entre a polícia e a contenção da vadiagem, no arco temporal que vai de 1888 a 1930. Mais especificamente, trata-se de perspectivar a eme...
Ao refletirmos sobre o modo como as práticas sociais são condicionadas por jogos de força que as criam e recriam espacialmente, parece-nos pertinente indagar sobre as formas particulares de produção de espacialidades específicas por mecanismos pedagogizantes que ultrapassam os muros escolares, alastrando-se cada vez mais no cenário urbano contemporâneo. Assim, a presente pesquisa tem c...
A problemática mobilizadora dos interesses da presente pesquisa decorre de uma investigação anterior sobre a aliança contemporânea entre urbanidade e educação, aliança esta sintetizada na noção de cidade educadora. Como saldo analítico daquele estudo, destacou-se a centralidade que a experiência educativa não-escolar tem adquirido no interior do campo pedagógico, cujo alcance intervent...
Durante a confecção do presente itinerário de pesquisa, marcado pela focalização da emergência histórica do espectador de cinema no século XX a partir da análise genealógica das dinâmicas policiais e jurídicas centradas na caça à vadiagem ao longo do século XIX, tornou-se cada vez mais evidente que a constante remissão dessas autoridades aos teóricos portugueses do Direito, especialmen...
Este projeto visa estabelecer as diretrizes e as justificativas para um estágio de pesquisa a ser realizado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, em Portugal, sob supervisão do Prof. Dr. Jorge Ramos do Ó. O interesse que sustenta a proposição do estágio decorre de uma interlocução acadêmica já estabelecida com o referido docente-pesquisador e da necessidade de aprofundar ...
Durante o estágio de pesquisa almejado a partir deste projeto, pretende-se realizar intercâmbio, estudos teórico-práticos e uma ação artístico-pedagógica situada em região intervalar entre as áreas do teatro, da literatura e da filosofia da educação. As ações previstas dar-se-ão na Espanha, em Madri, com a supervisão do Professor Doutor Fernando Bárcena Orbe, da Universidade Complutens...