Busca avançada
Ano de início
Entree

Julio Roberto Groppa Aquino

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Mestrado (1990) e Doutorado (1995) em Psicologia Escolar pelo IPUSP, bem como Pós-Doutorado (2002) pela Universidade de Barcelona e Livre-Docência pela FEUSP (2009). Pesquisador do CNPq. Líder do Coletivo de pesquisadores sobre educação e relações de poder (COPERP-USP), grupo cadastrado no CNPq. Integrante da Red de Educación y Pensamiento Contemporáneo (RIEPCO), grupo de pesquisadores latino-americanos, bem como da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-Educação. Vem desenvolvendo trabalhos de pesquisa voltados ao encontro do pensamento foucaultiano com a educação brasileira, bem como aos processos de governamentalização em curso na atualidade educacional. É autor, coautor e organizador de um conjunto de artigos, livros e capítulos, com vistas a uma crítica sistemática das práticas educacionais correntes, tanto em sua versão formal quanto na não formal. Foi um dos ganhadores do prêmio Jabuti, categoria educação/pedagogia, em 2015, com o livro Da autoridade pedagógica à amizade intelectual: uma plataforma para o éthos docente. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CHAVES, Ana Paula Nunes. Por outras espacialidades: uma cartografia da pedagogização no Parque Ibirapuera, SP. 2015. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (12/20469-0)

VIEIRA, Elisa. A intensificação da experiência educacional contemporânea: uma perspectiva arqueogenealógica. 2016. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo. (13/14054-5)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: