Resumo
Arquivo Municipal de Campinas. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Heloísa Liberalli Bellotto é licenciada e doutora em História (USP), bacharel em Biblioteconomia (FESP) e especialista em Arquivística (Escuela de Documentalistas, Madri, Espanha). Na USP, de onde é aposentada, foi pesquisadora do Instituto de Estudos Brasileiros e professora da Escola de Comunicações e Artes. Atualmente é professora do Curso de Pós-Graduação em História Social da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e do Curso de Especialização em Organização de Arquivos do IEB/ECA/USP, sendo também professora da Maestría bienal en Gestión de Documentos y Administración de Archivos da Universidad Internacional de Andalucía (Espanha). Foi assessora do Sistema de Arquivos do Estado de São Paulo (SAESP) e do Sistema de Arquivos da USP (SAUSP), sendo, desde 1998, consultora do Projeto Resgate do Ministério da Cultura do Brasil, atuando na descrição dos documentos do Arquivo Histórico Ultramarino, em Lisboa, Portugal. Foi professora do curso de História da UNESP (Campus de Assis, SP) e dos cursos de Arquivologia da UnB (Brasília), da UNI-RIO (Rio de Janeiro) e da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal). Tem dado cursos e conferências e comparecido a congressos em países da América do Sul, África e Europa. E? autora de livros e artigos nas áreas de História e de Arquivologia e tem assessorado projetos de organização arquivística em todo o país. Último livro publicado: Arquivo: estudos e reflexões, 2014. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Arquivo Municipal de Campinas. (AU)
O atual projeto de pesquisa, intitulado "A trajetória de dom Tomás José de Melo: administração, governança e política ilustrada em Pernambuco na segunda metade do século XVIII", em desenvolvimento no programa de pós-graduação em História Social da FFLCH-USP, sob orientação da Prof. Drª Heloísa Liberalli Bellotto, investiga o governo de Dom Tomás José de Melo, último Governador Capitão-Gen…
O projeto de Pós-Doutorado tem por objeto a documentação reintegrada à história brasileira por meio do Projeto Resgate de Documentação Histórica sobre o Brasil Colonial existente no exterior "Barão do Rio Branco" (Processo FAPESP n. 1997/10145-1) relacionada aos manuscritos avulsos da Capitania de São Paulo que são custodiados pelo Arquivo Histórico Ultramarino (Lisboa). O recorte diz res…
O Projeto de Doutorado tem por objeto a documentação produzida, recebida e acumulada pelo Tribunal da Relação do Rio de Janeiro (1751-1808). Criado pelo regimento de 13 de outubro de 1751, o Tribunal atendia às causas e requerimentos dos povos da parte sul do estado do Brasil, pois devido à distância, a Relação da Bahia (1609-1751), também um Tribunal de apelação e de segunda instância, n…
A pesquisa abrange a identificação e o estudo diplomático das espécies e dos tipos documentais utilizados (acumulados) produzidos pelo governo metropolitano de Portugal e pelo das capitanias no Brasil, desde o séc. XVI ao XIX para efeitos de subsidiar tecnicamente os trabalhos rotineiros previstos pelo Projeto Resgate. Serão levantados não só os elementos formais do documento, mas também …