Busca avançada
Ano de início
Entree

Diana Gonçalves Vidal

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É professora titular em História da Educação na Faculdade de Educação (USP) (2010), diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (USP) (2018-2022), bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 1B, membro do Comitê Executivo da ISCHE (International Standing Conference for the History of Education) (2014-2020), editora chefe da Global Histories of Education, coleção criada pela ISCHE em colaboração com a Palgrave Macmillan e, a partir de 2018, Tesoureira da mesma associação internacional, membro do International Advisory Board of the British Journal for Educational Studies (BJES) (2019-2021) e Editora Senior da Oxford Research Encyclopedia of Education. É lider do Projeto Temático FAPESP ?Saberes e práticas em fronteiras: por uma história transnacional da educação (1810-...)? (processo nr. 2018/26699-4). Em 2018 foi contemplada com Auxilio no Programa Directeurs d'Etudes Associés da Fondation Maison des Sciences de l'Homme. Defendeu sua livre-docência em História da Educação em 2005. Possui graduação em História pela Universidade do Vale do Paraíba (1985), mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (1990), doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1995) e pós-doutorado em Educação no INRP-França (2001) e na Universidade de Santiago de Compostela (2007). Desde 1996, exerce a coordenadoria do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em História da Educação (NIEPHE). Foi vice-diretora da Faculdade de Educação da USP (2014-2018), coordenadora do Comitê de Assessoramento da Educação no CNPq - CA-Ed (2012-2015), tendo atuado como suplente no mesmo Comitê de 2010 a 2012, e Jovem Pesquisador FAPESP (1996-2000). Em 2008, passou a integrar o Conselho Científico Internacional do CEINCE (Centro Internacional de la Cultura Escolar), Espanha. Foi presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007) e vice-coordenadora do GT 02 História da Educação da ANPEd (2001-2003). Atuou na Argentina, como professora-convidada da Universidade San Andres (2001), FLACSO-Argentina (2006-2009) e Universidad Nacional de La Plata (2017); na França, no Institut National de Recherche Pedagogique (2002); na Inglaterra, Visiting Fellow no Institute of Education, University College London (2015); e na China, na Beijing Normal University (2018). Foi consultora internacional do projeto Teacher Education Schools in Portugal: History, Archive, Memory, liderado por Joaquim Pintassilgo (2010-2012). Coordenou a Área de História da Educação no Programa de Pós-Graduação FEUSP (2002-2006) e o Centro de Memória da Educação FEUSP (2000-2004). É membro do Conselho Consultivo dos seguintes periódicos educacionais: Revista Portuguesa de Educação, Revista Brasileira de História da Educação, Cadernos de História da Educação (UFU), Educação e Filosofia, Historia de la Educación Anuario Argentino e Educação em Revista (UFMG) e membro do Conselho Editorial da Coleção Edvcere da Editora Fino Traço (desde 2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente com os seguintes temas: história transnacional da educação, cultura escolar, escola nova, práticas escolares de leitura e escrita, historiografia e circulação internacional de modelos e práticas pedagógicas. Publicou em 2013 seu primeiro livro infantil, intitulado Flora. Em 2015, saiu o segundo, Memel. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Pós-doutorado na Faculdade de Educação da USP com bolsas da FAPESP  
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 30/05/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (3)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

RAFAELA SILVA RABELO. John Dewey e os embates sobre a psicologia do número. Ciência e Educação, v. 24, n. 1, p. -, . (13/03523-4, 12/11361-1)

RAFAELA SILVA RABELO. O Ensino de Matemática em um Número Especial da Revista The New Era, 1934. Bolema-Mathematics Education Bulletin-Boletim de Educacao Matematica, v. 33, n. 65, p. 1109-1132, . (16/07024-0)

RAFAELA SILVA RABELO. Isaias Alves e as aproximações entre a psicologia educacional e a educação matemática. Educ. Pesqui., v. 44, p. -, . (12/11361-1)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

RABELO, Rafaela Silva. Destinos e trajetos: Edward Lee Thorndike e John Dewey na formação matemática do professor primário no Brasil (1920-1960). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/11361-1

ABBUD, Fabiana Garcia Munhoz. Experiência docente no século XIX: trajetórias de professores de primeiras letras da 5ª Comarca da Província de São Paulo e da Província do Paraná. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (09/03785-3

FRANCHINI, Fernanda. Entre Vargas e Mussolini: a nacionalização do Instituto Médio Ítalo-Brasileiro \"Dante Alighieri\". Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/19173-0

ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Uma vida no magistério: fios e meadas da história de uma professora paulista. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/52770-0

COSTA, Patrícia Coelho da. Educadores do rádio: concepção, realização e recepção de programas educacionais radiofônicos (1935-1950). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (08/54879-5

ECAR, Ariadne Lopes. Debates sobre ensino rural no Brasil e a prática pedagógica de Noêmia Saraiva de Mattos Cruz no Grupo Escolar Rural de Butantan (1932-1943). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/04238-4

ALCÂNTARA, Wiara Rosa Rios. Por uma história econômica da escola: a carteira escolar como vetor de relações (São Paulo, 1874 -1914). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/01881-2

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: