Busca avançada
Ano de início
Entree

Lucia Merces de Avelar

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1966), mestrado em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1981) e doutorado em Ciência Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985). Entre 1990 e 1991, com financiamento CNPq/Fulbright, realizou estágio de pós-doutorado no Dept. of Political Science, Yale University, Estados Unidos. Coordenou inúmeras pesquisas, entre elas, a do governo do estado de São Paulo, entre 1970 e 1971, em 27 municípios da região do Vale do Paraiba, levantando dados para o Consórcio de Desenvolvimento Regional - CODIVAP. Trabalhou como coordenadora de pesquisa junto ao Centro Brasileiro de Análise e Pesquisa (CEBRAP) entre os anos de 1973 e 1976, na Pesquisa Nacional de Reprodução Humana em São José dos Campos, SP. Integrou a equipe coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento de Estudos Políticos e Sociais (IDESP), no período pré-eleitoral de 1982, na pesquisa sobre eleições que abrangeu as capitais brasileiras e dois municípios do interior. Foi professora Assistente doutor na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) entre 1985 e 1997. De 1997 a 2012, Professora Titular no Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília, onde foi também ocupou o cargo de Diretora.Entre 2007 e 2008, foi bolsista Fernand Braudel no European University Institute, Itália. Desde 1986, Bolsista em Produtividade de Pesquisa do CNPq. Entre 2008 e 2011, membro do Comitê Acadêmico de Ciência Política do CNPq. Temas de trabalho: democracia, participação política, gênero e política. Em 2011, ocupou a Cátedra Brasil (Brazil Chair), um consórcio acadêmico que reúne cinco prestigiosas universidades canadenses com o apoio financeiro da International Development Research Council (Canadá) e da Embaixada do Brasil em Ottawa. Desde dezembro de 2011 é membro de grupo de pesquisa do Centro de Estudos de Opinião Pública - CESOP - Universidade Estadual de Campinas. A partir de 2012, é Pesquisadora Principal do projeto temático "50 anos de feminismo: Brasil, Argentina e Chile" no Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no exterior
Apoio FAPESP em números*
*Quantidades atualizadas em 15/12/2018
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: