Busca avançada
Ano de início
Entree

Simone Aparecida Capellini

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade do Sagrado Coração (1992), Mestrado em Educação-Distúrbios da Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2001), Pós-Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas - FCM-UNICAMP-Campinas-SP (2008). Pós-Doutorado pelo Discovery Centre - University of South Wales - Reino Unido - UK (2012). Livre-Docência em Linguagem Escrita pela Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP (2011). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Fonoaudiologia, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - FFC/UNESP-Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem - LIDA do Departamento de Fonoaudiologia - FFC/UNESP-Maríília-SP. Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Linguagem, Aprendizagem, Escolaridade. Editora Científica Revista CEFAC no período de 2012 a 2015. Visiting Professor 2015-2016 no Dipartimento di Scienze dell 'Educacione della Formazione presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália. Membro do Collegio dei Docenti del Corso di Dottorato in Formazione, Patrimonio Culturale e Territori presso l'Università di Macerata, Macerata, Itália (2019 até a presente data).Título Honorary Doctor in Education concedido pela Emil Brunner World University, Miami, USA, 2019. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Linguagem Escrita, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, avaliação da leitura e escrita, avaliação de habilidades metalingüísticas, programas de intervenção, dislexia, disgrafia, transtornos de aprendizagem, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade e transtorno do desenvolvimento da coordenação em coocorrência com transtornos de aprendizagem e transtornos do comportamento. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (5)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PublicaçõesNone
CitaçõesNone
Cit./ArtigoNone
Dados do Web of Science

ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA; GISELI DONADON GERMANO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Comparison of Reading Performance in Students with Developmental Dyslexia by Sex. Paidéia, v. 27, n. 68, p. -, . (06/60016-4)

GISELI DONADON GERMANO; FÁBIO HENRIQUE PINHEIRO; NIURA APARECIDA DE MOURA RIBEIRO PADULA; MARIA DALVA LORENCETTI; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Desempenho em consciência fonológica, nomeação rápida, leitura e escrita em escolares com dislexia secundária a retardo mental e com bom desempenho acadêmico. Revista CEFAC, v. 14, n. 5, p. -, . (05/50277-2)

MARTINS OKUDA, PAOLA MATIKO; PANGELINAN, MELISSA; CAPELLINI, SIMONE A.; COGO-MOREIRA, HUGO. Motor skills assessments: support for a general motor factor for the Movement Assessment Battery for Children-2 and the Bruininks-Oseretsky Test of Motor Proficiency-2. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, v. 41, n. 1, p. 51-59, . Citações Web of Science: 0. (15/04619-0)

MARTINS OKUDA, PAOLA MATIKO; PANGELINAN, MELISSA; CHIORRI, CARLO; CAPELLINI, SIMONE APARECIDA; COGO-MOREIRA, HUGO. A new motor screening assessment for children at risk for motor disorders: construct validity. Arquivos de Neuro-Psiquiatria, v. 76, n. 2, p. 104-112, . Citações Web of Science: 0. (15/04619-0)

ADRIANA MARQUES DE OLIVEIRA; GISELI DONADON GERMANO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Desempenho de escolares em provas de processo de identificação de letras e do processo léxico. Revista CEFAC, v. 18, n. 5, p. -, . (06/60016-4)

MONIQUE HERRERA CARDOSO; ANA CARLA LEITE ROMERO; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Alterações dos processos fonológicos e índice de gravidade entre escolares com dislexia e escolares com bom desempenho acadêmico. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 17, n. 3, p. -, . (09/18333-0)

MONIQUE HERRERA CARDOSO; SHEILA HENDERSON; SIMONE APARECIDA CAPELLINI. Translation and cultural adaptation of Brazilian Detailed Assessment of Speed of Handwriting: conceptual and semantic equivalence. Audiol., Commun. Res., v. 19, n. 4, p. -, . (12/04513-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CHIARAMONTE, Thaís Contiero. Processamento fonológico e desempenho ortográfico na dislexia do desenvolvimento e dificuldades de aprendizagem. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.  (16/04831-2

OKUDA, Paola Matiko Martins. Intervenção e identificação precoce do Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação em escolares no início da alfabetização.  132 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia e Ciências.  (12/25356-0

CÉSAR, Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira. Programa fonoaudiológico de intervenção multissensorial para sujeitos com dislexia : aplicação e significância clínica.  272 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista (Unesp) Faculdade de Filosofia e Ciências.  (16/01370-4

CARDOSO, Monique Herrera. Adaptação cultural do Detailed Assessment of Speed of Handwriting (DASH) para escolares de ensino público.  118 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília.  (12/04513-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: