- Auxílios pontuais (curta duração)
Universidade de São Paulo (USP). Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Formado em Educação Física pela Universidade Camilo Castelo Branco em 1996. É sanitarista e epidemiologista formado pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Terminou seu doutoramento em saúde pública em 2003 pelo Departamento de Epidemiologia e seu pós-doutoramento em saúde coletiva em 2006 pelo Departamento de Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo desde 2006, onde fez a livre-docência no ano de 2009. É professor de epidemiologia da atividade física do curso de bacharelado em Educação Física e Saúde e dos cursos de pós-graduação em Ciências da Atividade Física e de Nutrição em Saúde Pública da Universidade de São Paulo. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde (GEPAF) da Universidade de São Paulo e suas linhas de pesquisa são nas áreas de: métodos de avaliação da atividade física aplicados à populações; prevalência e fatores associados à prática de atividade física em populações; atividade física na prevenção de doenças e agravos em populações; e no estudo de intervenções para a promoção da atividade física em populações. É o atual presidente da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (gestão 2018-2020). (Fonte: Currículo Lattes)
Verificar se o ambiente construído está associado com mudanças em níveis de atividade física no tempo de lazer, como forma de deslocamento e com o estado nutricional em adultos residentes no município de São Paulo. Métodos: Estudo de coorte tendo como linha de base o Inquérito de Saúde de São Paulo realizado entre 2014-2015. A amostragem foi feita por conglomerados e foram entrevistada...
O acesso a espaços públicos abertos é importante para aumentar a prática de caminhada no tempo de lazer em países de renda alta, mas existem poucas evidências em países de renda média. Nós conduzimos uma análise transversal para verificar as relações da caminhada no lazer com a presença de diferentes tipos (ciclovias, parques e praças) e a combinação destes destinos recreacionais próxi...
Este livro tem como objetivo descrever aspectos metodologicos e de avaliação de intervenções de promoção da atividade física desenvolvidas no âmbito da estratégia de saúde da família no sistema único de saúde e foi escrito para servir principalmente para profissionais de gestores que trabalham diretamente nos serviços de saúde. O livro é dividido em 12 capítulos que descrevem desde fas...
ResumoIntroduçãoA prática regular de atividade física tem sido amplamente recomendada para a promoção da saúde da população , mas os níveis de atividade física permanecem baixos. Portanto, estudos de intervenções para promover a atividade física são essenciais. Objetivo: Apresentar a metodologia de duas intervenções de atividade física do projeto "Ambiente Ativo ".MétodosEstudo de inte...
Objetivo: Verificar se o ambiente construído está associado com mudanças em níveis de atividade física no tempo de lazer, como forma de deslocamento e com o estado nutricional em adultos residentes no município de São Paulo. Métodos: Estudo de coorte tendo como linha de base o Inquérito de Saúde de São Paulo realizado entre 2014-2015. A amostragem foi feita por conglomerados e foram en...
Estudos recentes apontam que o comportamento sedentário é um dos fatores correlacionados às doenças que ocasionam a redução na qualidade de vida e a mortalidade precoce. A inexistência de uma revisão prévia, completa e abrangente que busca apresentar e discutir os fatores associados ao comportamento sedentário revela uma lacuna a ser explorada, e desponta como um novo referencial para ...
Comparar duas intervenções para a promoção da atividade física no Sistema Único de Saúde via Estratégia de Saúde da Família. Será um estudo experimental com grupo controle. O estudo terá uma amostra de 156 pessoas usuárias do Sistema Único de Saúde e que tenham cobertura da Estratégia de Saúde da Família da região de Ermelino Matarazzo. Serão três grupos de 52 pessoas. Este cálculo de ...
Verificar aas evidências de validade de um questionário de avaliação da atividade física numa amostra de idosos do distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. Métodos: será um estudo de validação. Será realizado o estudo do questionário utilizado na pesquisa "Atividade física e sua relação com variáveis individuais e ambientais na população idosa residente e...
Diversas evidências científicas de países de alta renda têm mostrado que indicadores populacionais de ambiente construído podem influenciar a prática de atividade física no lazer ou como forma de deslocamento das pessoas nas cidades, sendo que a Austrália é uma das grandes referências. No entanto, ainda existem poucos estudos sobre esta temática no Brasil. A cidade de São Paulo é uma d...
Publicado em 05 de junho de 2018 - Agência FAPESP. Estudo mostrou que morar perto de ciclovias aumenta em 154% a chance de usar de bicicleta como meio de transporte, dado reforça teoria de que primeiro é preciso garantir o espaço adequado para que o uso de bicicleta aumente nas cidades. Com apoio da FAPESP, o estudo é fruto de uma parceria da USP com a Universidade de Melbourne, na Austrália.
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações | 4 |
Citações | 58 |
Cit./Artigo | 14,5 |
Dados do Web of Science |
PAULO HENRIQUE GUERRA; JONAS AUGUSTO CARDOSO DA SILVEIRA; EMANUEL PÉRICLES SALVADOR. Physical activity and nutrition education at the school environment aimed at preventing childhood obesity: evidence from systematic reviews. Jornal de Pediatria, v. 92, n. 1, p. 15-23, Fev. 2016.
SALVADOR, EMANUEL PÉRICLES; FLORINDO, ALEX ANTONIO; REIS, RODRIGO SIQUEIRA; COSTA, EVELYN FABIANA. Percepção do ambiente e prática de atividade física no lazer entre idosos. Revista de Saúde Pública, v. 43, n. 6, p. 972-980, 2009.
SALVADOR, EMANUEL P.; REIS, RODRIGO S.; FLORINDO, ALEX A.. Practice of walking and its association with perceived environment among elderly Brazilians living in a region of low socioeconomic level. International Journal of Behavioral Nutrition and Physical Activity, v. 7, SEP 17 2010. Citações Web of Science: 32.
FLORINDO, ALEX ANTONIO; COSTA, EVELYN FABIANA; SA, THIAGO HERICK; DOS SANTOS, TAYNA ISHII; VELARDI, MARILIA; ANDRADE, DOUGLAS ROQUE. Physical Activity Promotion in Primary Health Care in Brazil: A Counseling Model Applied to Community Health Workers. JOURNAL OF PHYSICAL ACTIVITY & HEALTH, v. 11, n. 8, p. 1531-1539, NOV 2014. Citações Web of Science: 6.
THIAGO HÉRICK DE SÁ; MARÍLIA VELARDI; ALEX ANTONIO FLORINDO. Limites e potencialidades da educação dos trabalhadores de saúde da família para promoção da atividade física: uma pesquisa participativa. Revista Paulista de Educação Física, v. 30, n. 2, p. -, Jun. 2016.
PATRÍCIA CONSTANTE JAIME; ALEX ANTONIO FLORINDO; MARIA DO ROSÁRIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE; ALUÍSIO AUGUSTO COTRIM SEGURADO. Central obesity and dietary intake in HIV/AIDS patients. Revista de Saúde Pública, v. 40, n. 4, p. -, Ago. 2006.
EVELYN FABIANA COSTA; DOUGLAS ROQUE ANDRADE; LEANDRO MARTIN TOTARO GARCIA; EVELYN HELENA CORGOSINHO RIBEIRO; TAYNÃ ISHI DOS SANTOS; ALEX ANTONIO FLORINDO. Avaliação da efetividade da promoção da atividade física por agentes comunitários de saúde em visitas domiciliares. Cadernos de Saúde Pública, v. 31, n. 10, p. 2185-2198, Out. 2015.
FLORINDO, ALEX ANTONIO; BARROZO, LIGIA VIZEU; CABRAL-MIRANDA, WILLIAM; RODRIGUES, EDUARDO QUIEROTI; TURRELL, GAVIN; GOLDBAUM, MOISES; GALVAO CESAR, CHESTER LUIZ; GILES-CORTI, BILLIE. Public Open Spaces and Leisure-Time Walking in Brazilian Adults. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 14, n. 6, JUN 2017. Citações Web of Science: 9.
COSTA, EVELYN FABIANA; GUERRA, PAULO HENRIQUE; DOS SANTOS, TAYNA ISHII; FLORINDO, ALEX ANTONIO. Systematic review of physical activity promotion by community health workers. PREVENTIVE MEDICINE, v. 81, p. 114-121, DEC 2015. Citações Web of Science: 11.
ALEX ANTONIO FLORINDO; MARIA DO ROSARIO DIAS DE OLIVEIRA LATORRE; ELISABETE CRISTINA MORANDI DOS SANTOS; AURÉLIO BORELLI; MANOEL DE SOUZA ROCHA; ALUISIO AUGUSTO COTRIM SEGURADO. Validação de métodos de estimativa da gordura corporal em portadores do HIV/Aids. Revista de Saúde Pública, v. 38, n. 5, p. -, Out. 2004.
FLORINDO, ALEX ANTONIO; BARROZO, LIGIA VIZEU; CABRAL-MIRANDA, WILLIAM; RODRIGUES, EDUARDO QUIEROTI; TURRELL, GAVIN; GOLDBAUM, MOISES; GALVAO CESAR, CHESTER LUIZ; GILES-CORTI, BILLIE. Public Open Spaces and Leisure-Time Walking in Brazilian Adults. INTERNATIONAL JOURNAL OF ENVIRONMENTAL RESEARCH AND PUBLIC HEALTH, v. 14, n. 6, JUN 2017. Citações Web of Science: 9.
COSTA, EVELYN FABIANA; GUERRA, PAULO HENRIQUE; DOS SANTOS, TAYNA ISHII; FLORINDO, ALEX ANTONIO. Systematic review of physical activity promotion by community health workers. PREVENTIVE MEDICINE, v. 81, p. 114-121, DEC 2015. Citações Web of Science: 11.
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SALVADOR, Emanuel Péricles. Atividade física e sua associação com o ambiente em idosos residentes no distrito de Ermelino Matarazzo da zona leste do município de São Paulo. 2008. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Saúde Pública. Universidade de São Paulo (USP). São Paulo.