Busca avançada
Ano de início
Entree

Alessandra Del Ré

CV Lattes ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor e entre 2019/2020 atuou como Professora-Visitante na Université de Montpellier 3- UM3 (CAPES-PRINT). Entre outros trabalhos, organizou, em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto); em 2017, com as Profas Carmem L. C. Silva e Marianne Cavalcante, o livro "A criança na/com linguagem: saberes em contraponto"; em 2018, com a Profa Dra. Christelle Dodane (Montpellier 3), o número Enfance et langage: voix, corps et discours, para a revista Cahiers de Praxématique e, em 2021, com a Profa. Anne Salazar Orvig, um número especial sobre a linguagem da criança para a Revista Bakhtiniana. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com as seguintes universidades: Paris 3 (Profas Aliyah Morgenstern e Anne Salazar Orvig), Paris Descartes (Profas. Marie Leroy-Collombel e Ranka Bijeljac-Babic), BT-U Cottbus-Senftenberg (Profas. Juliane Noack Napoles e Patrícia Falasca), e Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane). Em 2016, com a Profa. C. Dodane, criou a exposição "A criança na língua: passo a passo/ L'enfant dans la langue: pas à pas", itinerante, que vem visitando diferentes instituições no Brasil e na França e que, em 2018, ganhou um espaço permanente no Centro de Ciências de Araraquara (SP). É pesquisadora do CNPq (PQ-Nível 1D) e líder dos Grupos NALingua (CNPq) e GEALin (FCLAr-UNESP). Atualmente, é coordenadora da rede Linguagem na infância e subjetividade: fala e escrita em contexto de aquisição e ensino/aprendizagem-CAPES/PrInt (UNESP), coordenadora do Projeto 10 Estudos de Aquisição da Linguagem/ALFAL, membro do GT Aquisição da linguagem oral e escrita da ANPOLL e da Comissão de Aquisição da Linguagem da ABRALIN. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 30/11/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.