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Alessandra Del Ré

CV Lattes


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Mestre e doutora em Linguística pela Universidade de São Paulo (USP), realizou parte de seu doutoramento na França, na Université René Descartes (Sorbonne/Paris V), e desenvolveu (2008-2009) uma pesquisa de Pós-Doutorado na Université Paris X /MoDyCo/COLAJE. Desde 2004, é docente do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP, exercendo a função de Professor Doutor. Entre outros trabalhos, organizou, em 2014, com as Profas. Dras. Marina Mendonça e Luciane de Paula o livro "A linguagem da criança: um olhar bakhtiniano" (Ed. Contexto), em 2017, com as Profas Carmem L. C. Silva e Marianne Cavalcante, o livro "A criança na/com linguagem: saberes em contraponto" e em 2018, com a Profa Dra. Christelle Dodane (Montpellier 3), o número Enfance et langage: voix, corps et discours, para a revista Cahiers de Praxématique. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição da Linguagem, atuando principalmente nos temas que envolvem o humor infantil e o bilinguismo, este último, em colaboração com a Profa. Ranka-Biljeljac-Babic (Paris 5), ambos dentro de uma perspectiva dialógico-discursiva. Desde 2004, desenvolve projetos de pesquisa em colaboração com a Université Paris 3 (Profas Aliyah Morgenstern e Anne Salazar-Orvig) e a Université de Montpellier 3 (Profa. Christelle Dodane), onde esteve em 2017 como professora visitante. De 2014 a 2018, teve um projeto com as Profas. A. Morgenstern e C. Dodane, financiado pela IDEX-Université Paris 3 (Projet RIHA) e atualmente, tem uma pesquisa financiada pelo CNPq (PQ) e uma outra pelo CAPES-PRINT, em parceria com as universidades Paris 3, Paris 5 e Montpellier 3. Em 2016, com a Profa. C. Dodane, criou a exposição "A criança na língua: passo a passo/ L'enfant dans la langue: pas à pas", itinerante, que vem visitando diferentes instituições no Brasil e na França e que, em 2018, ganhou um espaço permanente no Centro de Ciências de Araraquara (SP). É líder do Grupo NALingua (CNPq), GEALin (FCLAr), e vice-coordenadora do GT Aquisição da linguagem oral e escrita-ANPOLL (desde 2018); membro dos GTs de Aquisição da Linguagem da ALFA), de Argumentação-ANPEPP (desde 2007) e dos Grupos COLAJE (França, desde 2008) e DIAREF (França, desde 2009). (Fonte: Currículo Lattes)

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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

HILÁRIO, Rosângela Nogarini. Um olhar sobre a aquisição do plural nominal em crianças. 2013. 184f. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara). (11/08203-2)

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