Busca avançada
Ano de início
Entree

Rosana Do Carmo Novaes Pinto

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora Associada (Livre-Docente, desde 2012) do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP, atuando na área de Neurolinguística. Ministra disciplinas para os cursos de Graduação em Letras, Linguística e Fonoaudiologia e de Pós-Graduação em Linguística. Ocupou a coordenação associada do curso de Fonoaudiologia (2007 a 2010), a coordenação associada do curso de Linguística (2011) e atuou como coordenadora do curso de Linguística (2013-2014). Graduada em Letras (Licenciatura, 1987), com Mestrado (1992) e Doutorado (1999) em Linguistica (área de Neurolinguística) no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Concluiu três Pós-Doutorados na área de Neuropsicologia: o primeiro em 2008, na Faculdade de Ciências Médicas (FCM/UNICAMP), com estágio no Benton Laboratory of Neuropsychology - Universidade de Iowa, Estados Unidos (2006), o segundo em 2010 no CeRIN - Centro de Reabilitação Neurocognitiva, Faculdade de Ciência Cognitiva da Universidade de Trento, Itália, e o mais recente em fevereiro de 2017, na Fondazione Santa Lucia, Universidade Tor Vergata de Roma, Itália. Desde 2006, é responsável pelo Grupo III do CCA (Centro de Convivência de Afásicos), onde desenvolve projetos de extensão comunitária. Desde 2010 é lider do GELEP (Grupo de Estudos da Linguagem no Envelhecimento e nas Patologias/Plataforma Lattes-2010), do qual foi fundadora, desenvolvendo e orientando pesquisas inscritas na abordagem sócio-histórico-cultural, vinculadas à linha Cérebro, Linguagem e Mente (área Linguagem e Pensamento, sub-área Neurolinguística). Os principais temas de interesse são as afasias, as demências, o envelhecimento normal e patológico, bem como outras patologias que impactam o funcionamento linguístico-cognitivo. Realiza também, juntamente com alunos, orientandos e colaboradores, estudos em Semiótica e Filosofia da Linguagem, com interesse especial em Bakhtin. Desde 2009 é Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Ocupou, no biênio 2013-2015, a Presidência do GEL (Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo). Desde janeiro de 2017 é editora dos Cadernos de Estudos Linguísticos (CEL), revista do Departamento de Linguística do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), UNICAMP. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

OLIVEIRA, Marcus Vinicius Borges. Palavras na ponta-da-língua : uma abordagem neurolinguística. 2015. Tese (Doutorado) – Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas.

ALGAVE, Danielle Patricia. Alterações de linguagem nas epilepsias : um estudo neurolinguístico. 2012. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Estudos da Linguagem. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

LIMA, Arnaldo Rodrigues de. As palavras funcionais na chamada fala telegráfica em enunciados de sujeitos afásicos. 2017. Dissertação (Mestrado) -

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: