Busca avançada
Ano de início
Entree

José Batista Dal Farra Martins

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Escola de Comunicações e Artes (ECA)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Encenador, músico, docente e pesquisador do Departamento de Artes Cênicas, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Atua nas áreas Poéticas do Corpo e Voz, na Graduação, e Formação do Artista Teatral, na Pós-graduação. Sua formação teatral baseia-se na experiência com diversos encenadores, atores e músicos, no Brasil e na Europa, entre os quais Augusto Boal, Márcio Aurélio e Alcides Nogueira, Flávio Império, André Luiz de Oliveira e Myrian Muniz, com quem manteve colaboração mais estreita e profunda, de 1984 a 2004. De 2000 a 2010, dirigiu o Grupo dos 7, trupe teatral e musical, financiada por duas edições do Fomento Teatral para a Cidade de São Paulo (2002/2003) e pelo Prêmio Funarte Myrian Muniz de Teatro (2006), com o qual lançou o DVD Caixotes no Caixote. Atualmente, dirige a Ausgang de Teatro, com a qual montou: Rapsódia Ausgang (2012) e Rapsódia Muda (2013/14). Em julho de 2015, o grupo participou do evento Trespasos Escénicos, em Havana, Cuba, onde apresentou a roda Samba de Brecht, encenada também em setembro desse ano, em Buenos Aires. Em 2017, a Ausgang apresentou a Roda das Vozes em Estado de Sítio, no Teatro da USP (TUSP) e na Casa Teatro Utopias, em 2018. Em 2011, desenvolveu a pesquisa pós-doutoral Linguagem, experiência, memória: poéticas da voz do narrador e do cantor como sujeitos do ator, na Universidade de Barcelona, sob a supervisão do filósofo Jorge Larrosa, com financiamento da Fapesp. Sua formação musical se fundamenta em vários cursos - com Nelson Aires, Paulo Belinati e Hans Joachim Köellreutter, entre outros - e na atuação como músico, cantor e diretor musical, individualmente e em grupos musicais, no Brasil e no exterior. Em 1981, lançou o Lp Um palco é preciso, com o grupo musical O Outro Bando da Lua. Em 1995, atuou como produtor, compositor e violonista, no CD Boca, da cantora Claudia Pacheco, em parceria com o trombonista Bocato. Graduou-se em Engenharia Civil e em Matemática (1975), pela Universidade de Taubaté. Desenvolveu o Mestrado (1986) e o Doutorado (1999) em Engenharia de Estruturas, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com a tese interdisciplinar Estruturas Leves. Conexões com o Espaço Teatral. Projeto de um Teatro Móvel, Múltiplo e Transformável (TMMT)., ambos sob a orientação do Prof. Dr. Paulo de Matos Pimenta. Em dezembro de 2018, obteve a Livre-docência na área de Artes Cênicas, especialidade de Interpretação Teatral, junto ao Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, aprovado com nota máxima pela seguinte banca: Prof. Dr. Felisberto Sabino da Costa (CAC-USP), Profª. Drª. Regina Machado (CAP-USP), Prof. Dr. Luiz Augusto de Paula Souza (PUC-SP), Prof. Dr. Matteo Bonfitto Jr. (IA-UNICAMP) e Profª. Drª. Katia Nemr (FM-USP).Os textos Palavra Muda. Sobre poéticas para vozes em Estado de Sítio e O ser aprendiz compuseram o concurso. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Dados atualizados em 11/01/2025
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.