Busca avançada
Ano de início
Entree

Jonas Henrique Osório

CV Lattes ResearcherID ORCID


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Jonas H. Osório é professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Lavras (UFLA). É bacharel (2010), mestre (2013) e doutor (2017) em física formado pelo Instituto de Física da Universidade Estadual de Campinas (IFGW, UNICAMP). De 2009 a 2017, atuou no Laboratório de Fibras Especiais (LaFE, IFGW, UNICAMP) tendo trabalhado no desenvolvimento de sensores a fibras ópticas baseados em redes de Bragg, redes de período longo, microfibras e fibras ópticas especiais. Durante a pós-graduação, realizou estágios na Tufts University (EUA, 2012) e na University of Bath (Inglaterra, 2014). Entre 2017 e 2021, foi pesquisador de pós-doutorado no XLIM Institute, Université de Limoges, França. Durante o pós-doutorado, trabalhou com a pesquisa e desenvolvimento de fibras ópticas de núcleo oco (hollow-core photonic crystal fibers, HCPCF). A pesquisa pós-doutoral permitiu o desenvolvimento de fibras com propriedades modais específicas e o estabelecimento do novo estado-da-arte em fibras ópticas com guiamento no espectro visível e ultravioleta. Tem interesse de pesquisa na área de óptica e fotônica, principalmente no que tange ao estudo e desenvolvimento de fibras ópticas especiais, tanto do ponto de vista fundamental quanto do de aplicações. É atualmente coordenador do Laboratório Multiusuário de Óptica e Fotônica (LaMOF) do Departamento de Física e membro do Conselho Universitário (CUNI) da UFLA. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Cápsula produzida em impressora 3D envolve fibras ópticas e impede a degradação 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 15/06/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Patente(s) depositada(s)

SENSOR ÓPTICO DE ALTA SENSIBILIDADE PARA AVALIAÇÃO DE ADULTERAÇÃO DE COMBUSTÍVEIS EMPREGANDO REDES DE PERÍODO LONGO E FIBRAS ÓPTICAS AFINADAS PI1105063-2 - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro ; Jonas Henrique Osório ; Claudecir Ricardo Biazoli - 10 de novembro de 2011

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: