Busca avançada
Ano de início
Entree

Gustavo Carlos Macedo

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador na USP vinculado ao Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais (NUPRI), ao Centro de Estudos das Negociações Internacionais (CAENI), e ao Center for Artificial Intelligence (C4AI). Duas vezes pesquisador visitante na Columbia University (EUA). Em 2014/5, no Institute of Latin American Studies. Em 2017/8, no Saltzman Institute of War and Peace Studies. Nesse período, pesquisador no projeto "Atrocity Preventions & Responsibility to Protect", do Columbia Global Policy Initiative e o Escritório da ONU para a Prevenção de Genocídio e Responsabilidade de Proteger. Duas vezes Representante da International Studies Association (ISA) na ONU em Nova York (2014 e 2017) e Genebra (2017). Pesquisador visitante associado no Centre for International Policy Studies (CIPS) da University of Ottawa (Canadá) em 2017, na Central European University (Hungria) em 2017, e na University of Antwerp (Bélgica) em 2019. Mestre em Ciência Política com ênfase em Relações Internacionais pela USP. Graduado em primeiro lugar em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com intercâmbio no Goldsmiths College at the University of London (Reino Unido). Membro do thinking tank europeu Friends of Europe (Bélgica). Foi pesquisador-colaborador do INCT-INEU. Foi pesquisador voluntário na Comissão Nacional da Verdade entre 2013 e 2014. De 2013 a 2016, foi Coordenador Discente do Grupo de Trabalho em Relações Internacionais do Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política. Atualmente, Presidente da Assembleia Geral e Coordenador do Grupo de Trabalho em Proteção de Civis da Rede Brasileira de Pesquisa sobre Operações de Paz (REBRAPAZ). Membro da International Association of Peace Training Centers (IAPTC). Co-fundador e Produtor Executivo do projeto Resistir com Arte, no Memorial da América Latina. Pesquisador-colaborador junto às Forças Armadas do Brasil. Professor de Relações Internacionais nas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU). Escreve com frequência para mídia nacional e internacional. Tem experiência sobre os temas: segurança internacional, uso da força, proteção humanitária, e prevenção de atrocidades. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 31/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: