Busca avançada
Ano de início
Entree

Sérgio Luiz Cruz Aguilar

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Livre Docente em Segurança Internacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Pós-Doutorado na área de segurança internacional no Departamento de Política e Relações Internacionais da Universidade de Oxford - Reino Unido. Doutor em Historia pela UNESP (Assis/SP), mestre em Integração Latino Americana pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), especialista em História das Relações Internacionais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Estratégias de Relações Internacionais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), e graduado em Ciências Militares (AMAN). Professor Associado do Departamento de Sociologia e Antropologia da UNESP - Campus de Marília/SP, onde coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Conflitos Internacionais (GEPCI) e o Observatório de Conflitos Internacionais (OCI). É professor do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC-SP) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UNESP - Campus de Marília/SP. Foi observador da ONU na United Nations Peace Force (UNPF), na Bósnia Herzegovina, e da United Nations Transitional Administration for Eastern Slavonia (UNTAES), na Croácia, durante a guerra civil na antiga Iugoslávia. Foi Diretor da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) no biênio 2012-2014. É membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), International Studies Association (ISA), European International Studies Association (EISA) e International Political Science Association (IPSA) onde é membro do Research Committee 44 (2014-2020). Autor dos livros A Guerra da Iugoslávia: uma década de crises nos Bálcãs (2003), Segurança e Defesa no Cone Sul: da rivalidade da Guerra Fria a cooperação atual (2010) e Gerenciamento de Crises: o terremoto no Haiti (2014). Atua nas áreas de segurança internacional, conflitos e resolução de conflitos internacionais, direito internacional dos conflitos armados e operações de paz. Já realizou pesquisa de campo na Argentina, Estados Unidos, Etiópia, Haiti, República Democrática do Congo, Sudão do Sul, Timor Leste e Uruguai. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/06/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: