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Dionísia Aparecida Cusin Lamônica

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Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1980), Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (1991) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Docente em RDIDP na categoria de Professor Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (2017-2020). Coordenadora de Programas USP-Comunidades da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (2018-2019). Assessora de Gabinete da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (2019 - atual). Atuou como Chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru durante dois mandatos consecutivos. Presidente da Comissão de Cultura e Extensão (2010-2018). Membro da Câmara Técnica de Formação Profissional da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão - USP. Membro da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia ?Coordenadora do Departamento de linguagem (2014-2016). Representante da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia no Fórum da CAPES - área 21 (2014-2016). É bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e líder do grupo de pesquisa. Atua nas seguintes linhas de Pesquisa: Aspectos linguísticos, genéticos e neurológicos dos distúrbios de linguagem e prevenção dos distúrbios da linguagem oral. Coordena o grupo de pesquisa Processos e Distúrbios da Linguagem. Tem experiência na área dos Distúrbios da linguagem infantil atuando nos seguintes temas: paralisia cerebral e distúrbios do movimento, síndromes genéticas, transtornos do espectro do autismo, alterações do metabolismo (hipotireoidismo congênito e fenilcetonúria) e demais alterações neurológicas infantis. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 10/04/2021
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Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (7)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações3
Citações1
Cit./Artigo0,3
Dados do Web of Science

MARIA AMÉLIA ALMEIDA; MARIA HELENA MACHADO PIZA; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar. Pró-Fono R. Atual. Cient., v. 17, n. 2, p. 233-240, . (99/08415-6)

CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA; TAKAYA PAIVA, CORA SOFIA; MARQUES ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI; BIAZON, JAMILE LOZANO. Communication skills in individuals with spastic diplegia. CoDAS, v. 27, n. 2, p. 135-141, . Citações Web of Science: 1. (10/12920-9)

RIBEIRO, CAMILA DA COSTA; MARQUES ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI; FUERTES, MARINA GONCALVES; LOPES DOS SANTOS, PEDRO NUNO; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA. Receptive language and intellectual abilities in preterm children. EARLY HUMAN DEVELOPMENT, v. 99, p. 57-60, . Citações Web of Science: 0. (11/04114-5)

AMANDA TRAGUETA FERREIRA; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Comparação do léxico de crianças com Síndrome de Down e com desenvolvimento típico de mesma idade mental. Revista CEFAC, v. 14, n. 5, p. -, . (09/03355-9)

MARIANA GERMANO GEJÃO; AMANDA TRAGUETA FERREIRA; GREYCE KELLY SILVA; FERNANDA DA LUZ ANASTÁCIO-PESSAN; DIONÍSIA APARECIDA CUSIN LAMÔNICA. Communicative and psycholinguistic abilities in children with phenylketonuria and congenital hypothyroidism. Journal of Applied Oral Science, v. 17, n. spe, p. 69-75, . (07/00130-0)

FERREIRA-VASQUES, AMANDA TRAGUETA; SANTOS, CARLOS FERREIRA; CUSIN LAMONICA, DIONISIA APARECIDA. Transcultural adaptation process of the Griffiths-III Mental Development Scale. CHILD CARE HEALTH AND DEVELOPMENT, v. 45, n. 3, p. 403-408, . Citações Web of Science: 0. (14/02606-6)

LAMÔNICA, DIONÍSIA APARECIDA CUSIN; GEJÃO, MARIANA GERMANO; FERREIRA, AMANDA TRAGUETA; SILVA, GREYCE KELLY DA; ANASTÁCIO-PESSAN, FERNANDA DA LUZ. Desenvolvimento infantil na fenilcetonúria: atuação fonoaudiológica. Revista CEFAC, v. 12, n. 2, p. 326-330, . (07/00130-0)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

LOPES, Flávia Bianca de Souza. Habilidades do desenvolvimento infantil de crianças nascidas com prematuridade extrema, acentuada e moderada na faixa etária 0 a 24 meses. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (16/26095-6

BECARO, Caroline Kauffmann. Desempenho comunicativo de crianças prematuras em idade pré-escolar. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (12/12349-5

PACHELLI, Mariane Regina de Oliveira. Habilidades de desenvolvimento de crianças prematuras entre um e dois anos. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (13/09017-3

RIBEIRO, Camila da Costa. Habilidades motoras, linguísticas e cognitivas de crianças prematuras e crianças nascidas a termo entre dois e três anos. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (11/04114-5

FERREIRA-VASQUES, Amanda Tragueta. Vocabulário receptivo e expressivo de crianças com Síndrome de Down. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (09/03355-9

PAIVA, Cora Sofia Takaya. Análise do desempenho do vocabulário receptivo e expressivo em indivíduos com Paralisia Cerebral do tipo diplegia. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Odontologia de Bauru.  Universidade de São Paulo (USP).  Bauru.  (10/12920-9

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