Busca avançada
Ano de início
Entree

Elnara Marcia Negri

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina (FM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1990) e doutorado pela Universidade de São Paulo (1998). Livre Docencia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2008). Atualmente é medica pesquisadora dos laboratórios de Investigação Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e pneumologista do Nucleo Avançado de Torax do Hospital Sirio Libanês. Tem 30anos de experiência clínica atuando principalmente nas seguintes especialidades: medicina intensiva, broncoscopia e pneumologia. Linhas de pesquisa: remodelamento pulmonar na insuficiência respiratória e mecanismos de defesa pulmonar, DPOC e Cancer de pulmão. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 08/05/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Os efeitos da Covid-19 no corpo


Publicado em 8 de junho de 2020 - Pesquisa FAPESP. Quando entra no organismo humano, o vírus Sars-CoV-2 causa estragos profundos nos pulmões e em outros órgãos. A patologista Marisa Dolhnikoff e a pneumologista Elnara Negri, ambas da Universidade de São Paulo (USP), contam o que se tem aprendido com a doença enquanto a pandemia avança, como a autopsia pouco invasiva ajuda nessa investigação e como isso permite delinear estratégias de tratamento.

COVID-19 deve ser tratada como uma doença trombótica


Estreia em 26 de junho de 2020 - Agência FAPESP. Em entrevista à Agência FAPESP a pneumologista Elnara Negri, que atua no Hospital das Clínicas da FM-USP e também no Hospital Sírio-Libanês, defende o uso do anticoagulante heparina para tratar as complicações causadas pela COVID-19. A hipótese de que distúrbios de coagulação sanguínea estariam na base dos sintomas mais graves da COVID-19 – entre eles insuficiência respiratória e fibrose pulmonar – foi aventada por pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) em meados de abril.

Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

PICCIN, VIVIEN S.; CALCIOLARI, CHRISTIANE; YOSHIZAKI, KELLY; GOMES, SUSIMEIRE; ALBERTINI-YAGI, CLAUDIA; DOLHNIKOFF, MARISA; MACCHIONE, MARIANGELA; CALDINI, ELIA G.; SALDIVA, PAULO H. N.; NEGRI, ELNARA M.. Effects of different mechanical ventilation strategies on the mucociliary system. Intensive Care Medicine, v. 37, n. 1, p. 132-140, . Citações Web of Science: 16. (06/50725-8)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PICCIN, Vivien Schmeling. Efeitos da lesão pulmonar induzida pela ventilação mecânica sobre o epitélio das vias aéreas de condução e sua influência no aparelho mucociliar: modelo experimental em coelhos. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Medicina.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/50725-8

CALCIOLARI, Christiane Costa. Modulação da expressão gênica de componentes envolvidos no processo de remodelamento pulmonar em diferentes modelos de lesão induzida pela ventilação mecânica. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Medicina.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (07/55285-9

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: