Busca avançada
Ano de início
Entree

Marcia Maria Pires Camargo Novelli

CV Lattes ORCID


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus Baixada Santista. Instituto de Saúde e Sociedade (ISS)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduação em Terapia Ocupacional (PUCCAMP -1991), Especialização em Terapia Ocupacional aplicada a Geriatria e Gerontologia (FMUSP -1993), Especialização em Gerontologia Social (FMUSP -1993), Mestrado em Ciências (Fisiopatologia Experimental - FMUSP-2003) e Doutorado em Ciências (Neurologia - FMUSP-2006). Pós-doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com estágio no Center for Innovative Care in Aging, School of Nursing - Johns Hopkins University, Baltimore, USA (FMUSP - 2015). Professora Associada na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) - Instituto de Saúde e Sociedade (ISS) - Departamento de Saúde, Educação e Sociedade. Orientadora no Programa de Pós-graduação Ciências do Movimento Humano e Reabilitação - UNIFESP - Campus Baixada Santista. Experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase em Neuropsiquiatria Geriátrica, atuando principalmente nas seguintes subáreas: avaliação e intervenções no desempenho ocupacional/funcional de pessoas idosos com em demência e desordens relacionadas; orientações e suporte aos cuidadores/familiares de pessoas idosas com dementia e desordens relacionadas, desenvolvimento, avaliação e implementação de intervenções não farmacológica/comportamentais para pessoas idosas com alterações cognitivas e adaptação transcultural e estudo das propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação. Líder do Núcleo de Pesquisa e Atendimento no Envelhecimento (NIPAE) e Coordenadora do Programa de Extensão - Serviço de Atendimento ao Envelhecimento Cognitivo (SAEC). Master Trainer in Tailoring Activities for Persons with Dementia and Caregivers pela Escola de Enfermagem - Johns Hopkins University (2016). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 31/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: