Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza Bustamante Smolka

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000; 2012-2016) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Trabalha nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Ocupa atualmente a posição de coordenadora do Comitê Editorial dos Cadernos CEDES. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/03/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações1
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

DAINEZ, DEBORA; BUSTAMANTE SMOLKA, ANA LUIZA. Vygotskian-Inspired Research on the Developmental Implications of Organic Impairment. MIND CULTURE AND ACTIVITY, v. 24, n. 4, p. 324-337, . Citações Web of Science: 0. (10/08782-0)

DÉBORA DAINEZ; ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., v. 45, p. -, . (14/07413-1)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CRUZ, Maria Nazaré da. Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (92/04235-4

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano : uma estudo teórico da obra de Vigotski. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (07/55504-2

DOMINGUES, Celma dos Anjos. Modos de participação e apropriação de praticas sociais : um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas.  (02/05217-3

LUZ, Angela de Oliveira Camargo. Sera que precisa aprender isso?. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas.  (97/05831-3

BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (92/01569-9

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. O sujeito e as normas : as praticas discursivas na instituição escolar. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (99/05839-0

ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (04/06208-3

ANJOS, Daniela Dias dos. A profissão docente em questão : gênero de atividade, gênero de discurso e habitus. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/53749-0

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: