Busca avançada
Ano de início
Entree

Ana Luiza Bustamante Smolka

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação (FE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduou-se em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (1972). Mestre em Educação pela University of Arizona, USA (1978); Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Unicamp (1987). Realizou o Pós-doutorado em Psicologia da Educação na Clark University, Mass, USA (1990), com bolsa CAPES. Concluiu a Livre Docência na FE/Unicamp (2012). Coordenou o Projeto de Incentivo à Leitura (INEP/MEC/SESU, 1983-85). Coordenou o Projeto FAPESP sobre a construção de conhecimento no contexto escolar (1992-1995), e mais recentemente coordenou um projeto Fapesp para a melhoria do Ensino Público (2009-2011). Vem desenvolvendo projetos sobre práticas escolares e práticas discursivas desde 1997, com apoio CNPq (Bolsa PQ). Realizou estágios de intercâmbio e cooperação internacional na University of Chapell Hill (1995); Washington University at Saint Louis (2003); CINVESTAV (México, 2006). É coordenadora do Grupo de Pesquisa Pensamento e Linguagem na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, onde atua como docente e pesquisadora desde 1979. Foi diretora associada da Faculdade de Educação da Unicamp (1996-2000; 2012-2016) e Coordenadora do Programa de Pós-graduação na mesma instituição (2000-2002). Foi presidente da Society for Sociocultural Studies (SSCS,1996-2002), membro da comissão executiva da International Society for Cultural and Activity Theory (ISCAR, 2002-2008). Trabalha nas áreas da Educação e da Psicologia, e tem realizado projetos de investigação relacionados aos seguintes temas: desenvolvimento humano, relações de ensino, práticas escolares, práticas discursivas, perspectiva histórico-cultural. Ocupa atualmente a posição de coordenadora do Comitê Editorial dos Cadernos CEDES. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 01/05/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Abstração Acervo Alfabetização Aprendizagem Bibliotecas Ciências Humanas Cognição Conhecimento Construção do conhecimento Construtivismo (psicologia) Crianças autistas Crianças Cultura (sociologia) Cultura Deficiência mental Deficiências Democracia Desenho Desenvolvimento cultural Desenvolvimento humano Desenvolvimento infantil Desenvolvimento Digitalização Educação especial Educação inclusiva Educação Emoções Ensino e aprendizagem Ensino-aprendizagem Equipamentos de laboratório Escola nova Escola pública Escolas Escrita Formação de professores Formação profissional Fundamentos da Educação Identidade (psicologia) Ideologia Imagens Imaginação Inclusão escolar Informática Infraestrutura de rede Infraestrutura Interação professor aluno Intercâmbio de pesquisadores Intersubjetividade Laboratórios Leitura Liberalismo Linguagem e cognição Linguagem Literatura infantojuvenil Literatura Manutenção (pesquisa operacional) Memória (psicologia) Métodos de ensino Modernização Neurociências Neuropsicologia Pedagogia Pensamento Pessoas com deficiência Planejamento pedagógico Prática de ensino Prática social Práticas pedagógicas Pré-escolar Produção de conhecimento Projetos de infraestrutura Psicologia do Desenvolvimento Humano Psicologia do Trabalho e Organizacional Psicologia do desenvolvimento Psicologia educacional Psicologia Recursos para a pesquisa Redes de computadores Sala de aula Semiótica das culturas Significado Signo linguístico Sociolinguística Sociologia do desenvolvimento Subjetividade Sujeito Tópicos Específicos de Educação Trabalho docente Transtorno autístico
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (2)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações1
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

DAINEZ, DEBORA; BUSTAMANTE SMOLKA, ANA LUIZA. Vygotskian-Inspired Research on the Developmental Implications of Organic Impairment. MIND CULTURE AND ACTIVITY, v. 24, n. 4, p. 324-337, . Citações Web of Science: 0. (10/08782-0)

DÉBORA DAINEZ; ANA LUIZA BUSTAMANTE SMOLKA. A função social da escola em discussão, sob a perspectiva da educação inclusiva. Educ. Pesqui., v. 45, p. -, . (14/07413-1)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ANJOS, Daniela Dias dos. A profissão docente em questão : gênero de atividade, gênero de discurso e habitus. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/53749-0

ANJOS, Daniela Dias dos. Como foi começar a ensinar? : historias de professoras, historias da profissão docente. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (04/06208-3

BRAGA, Elizabeth dos Santos. Aspectos da constituição social da memoria em um contexto pre-escolar. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (92/01569-9

NOGUEIRA, Ana Lúcia Horta. O sujeito e as normas : as praticas discursivas na instituição escolar. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (99/05839-0

MAGIOLINO, Lavínia Lopes Salomão. Emoções humanas e significação numa perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano : uma estudo teórico da obra de Vigotski. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (07/55504-2

CRUZ, Maria Nazaré da. Palavras e gestos no jogo interativo : um estudo dos processos de significação do cotidiano de um berçario de creche. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (92/04235-4

DOMINGUES, Celma dos Anjos. Modos de participação e apropriação de praticas sociais : um estudo sobre o uso de novas tecnologias por crianças e adolescentes com deficiencia visual. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas.  (02/05217-3

LUZ, Angela de Oliveira Camargo. Sera que precisa aprender isso?. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Educação.  Universidade Estadual de Campinas.  (97/05831-3

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: