Busca avançada
Ano de início
Entree

Leila Maria Cardao Chimelli

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

LEILA MARIA CARDÃO CHIMELLI 
Médica patologista formada em 1976 na Faculdade de Medicina de Petrópolis, residência em Patologia (1977-1978) na Universidade Federal Fluminense, título de especialista pela Sociedade Brasileira de Patologia (1979), mestrado em Anatomia Patológica pela Universidade Federal Fluminense (1979-1980), doutorado em Neuropatologia pela Universidade de Londres (1982-1985) e pós-doutorado na Universidade de Paris (1989). Livre Docência na Universidade de São Paulo (1993). 
Professora Adjunta do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da UFF (1980-1992), Prof. Associada do Depto. Patologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP (1992-1998), Prof. Titular do Depto de Patologia da UFRJ (de 1998 a 2011), tendo sido chefe de Depto (2000-2006). A partir de 2011 continuou como professora do Programa de Pós Graduação em Anatomia Patológica na UFRJ. De julho/2011 a julho/2013 foi gerente dos Programas de Pesquisa no Instituto Nacional do Cancer e(INCA), coordenando a área de Apoio à Pesquisa e Diagnóstico Molecular da Divisão de Patologia e do Banco Nacional de Tumores (BNT) além de neuropatologista e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Oncologia, continuando como consultora em Neuropatologia. A partir de agosto/2013, até a presente data, Coordenadora do Laboratório de Neuropatologia do Inst Estadual do Cérebro Paulo Niemeyer onde é também recebe residentes de patologia do INCA e de outras instituições para estagio em neuropatologia. Desde janeiro/2017 é professora/orientador do programa de pós-graduação (Doutorado) em Neurociências Translacional (PGNET) da UFRJ.
Especializada em Neuropatologia, com importante produção científica e experiência diagnóstica, com ênfase em neuropatologia infecciosa, do desenvolvimento, vascular e degenerativa (doenças por prion), patologia dos tumores cerebrais, AIDS, hanseníase, patologia dos nervos periféricos e dos músculos, tumores de hipófise, atuando como consultora diagnóstica para todo o país. Referência do Ministério da Saúde para o diagnóstico neuropatológico de doença por prion. Pioneira no estudo neuropatológico da Zika congênita.
Possui numerosos capítulos de livros internacionais e nacionais, incluindo os da Classificação dos Tumores da OMS e da Sociedade Internacional de Neuropatologia. Publicou mais de 160 artigos em periódicos, a maioria em revistas internacionais.
Captou recursos para vários projetos de pesquisa e diagnóstico nessas áreas do CNPq, Capes, Fapesp, Faperj e Finep. Membro do Comitê Assessor do CNPq por 2 triênios até 2010 e membro do comitê assessor da CAPES (Medicina II) por 2 biênios, até 2008. Membro do Comitê Avaliador de Escolas Médicas (MEC). Revisor de vários periódicos nacionais e internacionais e de projetos de pesquisa do CNPq, Capes, FAPESP, Faperj. 
Orientou e participou de bancas examinadoras de vários alunos de mestrado e doutorado em todo o país. 
Organizou atividades de neuropatologia e ministrou palestras em numerosos congressos nacionais e internacionais; Vice-Presidente para assuntos acadêmicos da Sociedade Brasileira de Patologia (biênio 2008-2009), Secretária adjunta (2007-2010), Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Neuropatologia (2010-2014) e foi a Presidente do XVIII Congresso Internacional de Neuropatologia em 2014 no Rio de Janeiro. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: