Busca avançada
Ano de início
Entree

Antônio Donizeti Pires

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras (FCL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Doutor em Letras pelo PPG em Estudos Literários da UNESP/Araraquara (2002), onde é professor na área de Literatura Brasileira desde 2004, atuando na Graduação e na Pós-Graduação. Suas linhas de pesquisa incluem a presença e as migrações do mito de Orfeu e do Orfismo na literatura brasileira (sobretudo a moderno-contemporânea), bem como a teoria e a crítica da poesia lírica e o poema em prosa. Fez pós-doutoramento no PPGFIL da UnB (Universidade de Brasília) - cátedra Archai UNESCO - (2013-2015), onde desenvolveu investigação sobre as correlações entre Orfeu/Orfismo e a filosofia grega antiga (Empédocles, sobretudo), projeto que lhe proporcionou estágios pós-doutorais concluídos na Universidad Complutense de Madrid (outubro/2014; bolsa PROPG/FUNDUNESP) e na Universidade de Coimbra (01/dezembro/2014 a 01/agosto/2015; bolsa CAPES/FCT). De 1994 a 2019, publicou um total de 85 (oitenta e cinco) trabalhos (3,4/ano), no Brasil e no exterior, entre artigos em periódicos arbitrados, capítulos de livros e trabalhos completos em Atas ou Anais de eventos, nacionais e internacionais. Foi co-organizador, entre 2008 e 2017, de cinco livros coletivos sobre teoria, crítica, análise interpretativa e história da poesia lírica, brasileira e estrangeira. É membro do GT Teoria do Texto Poético (ANPOLL), de que foi coordenador entre 2008 e 2012. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/10/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

ANTONIO, Patrícia Aparecida. Texto-coisa, poema-objeto : a políedrica p(r)oesia de Murilo Mendes e Francis Ponge.  208 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  Araraquara.  (10/03704-0

MORASCO, Cibele Cristina. Fora do palco, dentro da vida : o contista Arthur Azevedo e o Rio de Janeiro de sua época.  118 f. Dissertação (Mestrado) -  Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias e Letras (Campus de Araraquara).  Araraquara.  (06/52473-6

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: