Busca avançada
Ano de início
Entree

Paulo César Garcez Marins

CV Lattes ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui Bacharelado em História pela Universidade de São Paulo (1991), instituição na qual também obteve a Licenciatura em História (1995), Doutorado em História Social (1999) e Livre-docência (2021). Especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993). Professor Associado MS5-1 do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, docente do Programa de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e do Programa de Pós-graduação em Museologia da USP. Exerce atualmente a função de Diretor do Museu Paulista da USP (gestão 2024-2028) e de Editor de Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material (desde janeiro de 2005). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: museus de história, história cultural, história urbana, história da arquitetura, identificação e gestão do patrimônio cultural. Pesquisador principal no Projeto Temático "Coletar, identificar, processar, difundir: o ciclo curatorial e a produção do conhecimento", financiado pela FAPESP (2017-2023), sediado no Museu de Arte Contemporânea da USP. Partenaire internationale do projeto IDEX "Du Monde en miniature au jardin planétaire: imaginer, vivre et (re)créer le jardin de mondes anciens à nos jours", sediado na Université Sorbonne Paris Cité (2015-2018), tendo desenvolvido pesquisa sobre o Parque da Independência, São Paulo. Pesquisador-convidado no Centre de Recherches sur le Brésil Colonial et Contemporain / École des Hautes Études en Sciences Sociales (2016-2017). Foi Chefe da Divisão Técnico-Científica de Acervo e Curadoria do Museu Paulista da USP (2012-2016, 2020-2024), Diretor da Divisão de Difusão Cultural do Museu Paulista da USP (2009-2011), Presidente da Comissão de Pesquisa do Museu Paulista da USP (2010-2014, 2016-2024), Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Museologia da USP (2014-2016, 2018-2020) e Vice-Diretor do Centro de Preservação Cultural da USP (2006-2009). Conselheiro do Conselho do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo (CONDEPHAAT) entre 2013 e 2015. É membro do International Council of Museums (ICOM-BR), do International Committee for University Museums and Collections (UMAC/ICOM-BR) e do Internacional Council of Monuments and Sites (ICOMOS-BR) (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Las raíces del cuadro <em>Independência ou Morte!</em> 
As raízes do quadro <em>Independência ou morte!</em> 
As raízes do quadro <em>Independência ou morte!</em> 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/09/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Como o Museu Paulista repensa os personagens da história


Publicado em 12 de setembro de 2022 - Pesquisa FAPESP. O curador do Museu Paulista (MP-USP), Paulo César Garcez Marins, fala sobre a reabertura da instituição, a curadoria das novas coleções e do olhar crítico para as obras clássicas do museu que retratam uma visão da Independência do Brasil que, hoje, vem sendo contestada e dá margem para novos olhares. Para ler mais sobre as Outras faces da Independência, acesse: https://revistapesquisa.fapesp.br/brasil-200-anos/

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página