Busca avançada
Ano de início
Entree

Luiz Dagobert de Aguirra Roncari

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1971), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1981), doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1988), livre-docência pela Universidade de São Paulo (2002) e pós-doutorado na Università degli Studi di Roma La Sapienza (2008/2009). Atualmente, é Professor Titular da Área de Literatura Brasileira da FFLCH/USP (2007) e pesquisador do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), bolsista de Produtividade em Pesquisa 1 D. Entre outros livros, é autor de Literatura Brasileira: dos primeiros cronistas aos últimos românticos (2a. edição revisada e ampliada, São Paulo: Edusp, 2002); O Brasil de Rosa: o amor e o poder (1a. reedição revisada, São Paulo: Editora UNESP, 2004); O Cão do Sertão (São Paulo: Editora UNESP, 2007); e Buriti do Brasil e da Grécia: patriarcalismo e dionisismo no sertão de Guimarães Rosa (São Paulo: Editora 34, 2013). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: Guimarães Rosa, Machado de Assis, Literatura e História, Prosa Moderna Brasileira e Poesia brasileira. Aposentado em 05/02/2015 e Professor Sênior a partir de 20/03/2015. O Conselho Editorial Acadêmico n. 009/2017 da Editora UNESP aprovou a publicação de meu livro O Brasil de Rosa II: lutas e auroras. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 24/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

BOAVENTURA, Cristiana Tiradentes. \"Viver em paz com a humanidade inteira\": Infância, de Graciliano Ramos, e a construção de si. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/51175-7

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: