Busca avançada
Ano de início
Entree

Cairo Lúcio Nascimento Júnior

CV Lattes ORCID Google Scholar Citations


Ministério da Defesa (Brasil). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Divisão de Engenharia Eletrônica (IEE)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1988) e doutorado em Engenharia Elétrica e Eletrônica pela UMIST (University of Manchester Institute of Science and Technology), Control Systems Centre, Manchester, UK (1994). Atua como professor no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Divisão de Engenharia Eletrônica, Departamento de Sistemas e Controle desde 1986. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Controle de Sistemas Dinâmicos e na aplicação de técnicas de inteligência computacional para o desenvolvimento de soluções para problemas reais. Até 2020 foi o orientador/coorientador de 9 doutorados e 39 mestrados acadêmicos/profissionais, é co-autor do livro "Inteligência Artificial em Controle e Automação" e foi o presidente da comissão organizadora do IV Congresso Brasileiro de Redes Neurais (1999). Com os seus alunos e colaboradores atualmente desenvolve pesquisas e aplicações nas seguintes áreas: sistemas/veículos autônomos inteligentes (robôs com rodas ou pernas, barco, veículos subaquáticos, VANTs de asa fixa ou rotativa), técnicas de para mapeamento e reconstrução de ambientes 2D e 3D com exploração autônoma (SLAM 2D e 3D), desenvolvimento de sistemas embarcados (hardware e software), mineração de dados para extração de conhecimento e aplicação em detecção de fraudes e PHM (Prognostics and Health Management) e weblab (desenvolvimento de experimentos reais remotos usando tecnologia internet). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: