Resumo
Aquisição de livros relacionados aos projetos de pesquisa em andamento no âmbito da coordenadoria de pesquisa desta universidade. (AU)
Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professor titular, aposentado, de Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da USP, ora atuando como docente colaborador. Licenciou-se em Filosofia na Universidade Católica de Louvain, Bélgica, em 1964. Na PUCSP, apresentou seu doutorado, defendendo tese sobre o personalismo de Emmamuel Mounier, em 1971. Prestou concurso de Livre Docência em Filosofia da Educação, na Universidade de São Paulo, em 2000. Em 2003, prestou concurso de titularidade. Atualmente integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uninove, Universidade Nove de Julho, de São Paulo, onde lidera o Grupo de Pesquisa e Estudo em Filosofia da Educação - GRUPEFE. Dentre suas publicações, destacam-se Metodologia do trabalho científico (Cortez, 1975; 21. ed. 2000); Educação, ideologia e contra-ideologia. (EPU, 1986); Métodos de estudo para o 2o. Grau (Cortez, 1987; 5. ed. 1996); A filosofia no Brasil (ANPOF, 1990); Filosofia (Cortez, 1992; 5. ed. 1999); Filosofia da Educação (FTD, 1995; 2. ed. 1998); A filosofia contemporânea no Brasil: conhecimento, política e educação (Vozes, 1999), Educação, sujeito e história (Olho d´Água, 2002), Filosofia na formação profissional (Cartago, 2017) e vários artigos sobre temas de filosofia da educação. Seus estudos e pesquisas atuais situam-se no âmbito da filosofia e da filosofia da educação, com destaque para as questões relacionadas com a epistemologia da educação e para as temáticas concernentes à educação brasileira e ao pensamento filosófico e sua expressão nas culturas brasileira e latinoamericana. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Aquisição de livros relacionados aos projetos de pesquisa em andamento no âmbito da coordenadoria de pesquisa desta universidade. (AU)
Trata-se de pesquisa exploratória que levanta e identifica, nos países latino-americanos, autores e obras significativas que abordam, de uma perspectiva filosófica, a temática da educação; resenha as obras identificadas como representativas dessa abordagem, ao interpretarem teoricamente a educação; procede a uma primeira aproximação das grandes linhas nelas predominantes, sistematizando o…
Trata-se de pesquisa exploratória que levanta e identifica, nos países latino-americanos, autores e obras significativas que abordam, de uma perspectiva filosófica, a temática da educação; resenha as obras identificadas como representativas dessa abordagem, ao interpretarem teoricamente a educação; procede a uma primeira aproximação das grandes linhas nelas predominantes, sistematizando o…
Trata-se de pesquisa exploratória que levanta e identifica, nos países latino-americanos, autores e obras significativas que abordam, de uma perspectiva filosófica, a temática da educação; resenha as obras identificadas como representativas dessa abordagem, ao interpretarem teoricamente a educação; procede a uma primeira aproximação das grandes linhas nelas predominantes, sistematizando o…
1 | Auxílios à pesquisa concluídos |
3 | Bolsas no país concluídas |
4 | Todos os Auxílios e Bolsas |
Processos vinculados |