Resumo
Cadeias de spin do tipo Temperley-Lieb constituem uma classe de modelos quânticos que são integráveis. Uma solução exata para tais modelos, por meio do Ansatz de Bethe algébrico será proposta, e problemas corretos serão investigados. (AU)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET) (Instituição Sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Possui graduação em Graduação pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (1983). Atualmente é Professor Sênior do Departamento de Física da Universidade Federal de São Carlos. Tem experiência na área de Física, com ênfase em Teoria Geral de Partículas e Campos, atuando principalmente nos seguintes temas: bethe ansatz, algebraic bethe ansatz, algebraic structures of integrable models, integrable spin chains (vertex models) e boundary integrability. (Fonte: Currículo Lattes)
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a) |
Mais itensMenos itens |
TITULO |
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ): |
Mais itensMenos itens |
VEICULO: TITULO (DATA) |
VEICULO: TITULO (DATA) |
Cadeias de spin do tipo Temperley-Lieb constituem uma classe de modelos quânticos que são integráveis. Uma solução exata para tais modelos, por meio do Ansatz de Bethe algébrico será proposta, e problemas corretos serão investigados. (AU)
Neste projeto pretendemos dar contribuições ao desenvolvimento do ansatz de Bethe algébrico como uma técnica para se resolver modelos de vértice sem condições de contorno abertas. Levaremos em conta recentes desenvolvimentos com o intuito de investigar problemas tais como o cálculo de produtos escalares e funções de correlação para modelos com matrizes de reflexão não-diagonais. (AU)
Nas últimas décadas novos resultados observacionais e teóricos têm dado um novo impulso ao estudo de questões estruturais e aplicações fenomenológicas da relatividade geral. Por um lado, a cosmologia está em uma fase em que novos dados sugerem uma visão nova e desafiadora do universo. Neste contexto, novas abordagens se fazem necessárias para explicar o que se observa, e principalmente o …
Vários aspectos relacionados à integrabilidadeem fronteiras abertas serão analisados. Nossofoco principal será o estudo de modelos de vértices com matrizes de reflexão não diagonais por meio do ansatz de Bethe, incluindo suas versões algébrica e analítica. Possíveis aplicações no contexto da correspondência AdS/CFTtambém serão consideradas.
Neste projeto estudaremos a equação de reflexãopara matrizes R, soluções da equação de Yang-Baxter,que violam as simetrias usualmente assumidas nesse contexto.Em particular, analisaremos a equação de reflexãopara modelos de vértices com três estados violando asimetria de carga, para modelos cuja respectiva matriz R possuiparâmetros espectrais aditivos e não-aditivos epara modelos de dezen…
Estudaremos integrais em espaços matriciais, em particular o ensemble das matrizes hermitianas cujas entradas são variáveis aleatórias independentes com distribuição gaussiana. Esse conjunto, invariante sob transformações unitárias, é o chamado GUE, Gaussian Unitary Ensemble. Veremos, de forma introdutória, algumas das muitas aplicações que integrais matriciais têm em física e matemática.…
Através da técnica do ansatz de Bethe algébrico, investigaremos o problema espectral associado a modelos de vértices com condições de fronteiranão-periódicas. Em particular, por meio de transformações de similaridade e técnicas de fusão, esperamos construir vetores de Bethe para a cadeia de Heisenberg de spin-s invariante pela simetria SU(2), com as fronteiras abertas mais gerais compatív…