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John Cowart Dawsey

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Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

John C. Dawsey, Professor de Antropologia na Universidade de São Paulo (USP), desde 1991. Professor Titular, 2007. Livre-Docência, 1999. Ph.D. em Antropologia, 1989, e Mestre em Teologia, 1977, pela Emory University. Bacharel em História, 1973, pela Florida Southern. Visiting Scholar na New York University (NYU), 2019. Coordenador do Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (Napedra) desde a sua fundação em 2001. Apoio docente junto ao Núcleo de Artes Afro-Brasileiras da USP (dirigido por Luiz Antonio Nascimento Cardoso, Mestre Pinguim) desde 2007. Com colegas do Napedra, organizou e coordenou o I Encontro Internacional de Antropologia e Performance (EIAP), 2011, e o I Encontro Nacional de Antropologia e Performance (ENAP), 2010, na USP. Coordenou Projeto Temático da Fapesp, 2008 a 2013, reunindo 35 pesquisadores. Organizou e coordenou os encontros nacionais Napedra em Performance: Criações 1 a 11, entre 2014 e 2020. Publicou 15 livros e coletâneas e 54 artigos em revistas acadêmicas. Como convidado realizou palestras em diversas universidades, incluindo University of Oxford, University of Cambridge, New York University, Université Paris 8, Universidad Nacional Autônoma de Mexico, Instituto Universitário de Lisboa. Nas interfaces entre teatro e antropologia, procura explorar configurações do campo da antropologia suscitadas pelos estudos de Walter Benjamin e pensadores de teatro e performance (Artaud, Brecht, Schechner e outros). Um conjunto de conceitos resulta dessas pesquisas: descrição tensa (tension-thick description), f(r)icção (com r entre parênteses), sismologia da performance, extraordinário ou espantoso cotidiano, margens das margens, circuito mimético benjaminiano, subterrâneos dos símbolos, entranhas dos sonhos, teatro de assombrações, histórias de esquecimento, inconsciente sonoro, índice de corporalidade, corpoiesis, montagens carregadas de tensões, deslocamento do lugar olhado, sentido ou vivido das coisas. Desenvolve pesquisas em antropologia da performance, antropologia da experiência, e antropologia benjaminiana. orcid.org/0000.0003.1427.7804 (Fonte: Currículo Lattes)

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(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

Publicações1
Citações0
Cit./Artigo0,0
Dados do Web of Science

NOVAES, SYLVIA CAIUBY; DA CUNHA, EDGAR TEODORO; HENLEY, PAUL. The First Ethnographic Documentary? Luiz Thomaz Reis, the Rondon Commission and the Making of Rituais e Festas Bororo (1917). VISUAL ANTHROPOLOGY, v. 30, n. 2, p. 105-146, . Citações Web of Science: 0. (08/56438-6)

EDGAR TEODORO DA CUNHA; SYLVIA CAIUBY NOVAES. Landscapes of memory: the first visual images of the Bororo of Central Brazil. Vibrant, v. 16, p. -, . (08/56438-6, 09/52880-9)

JOHN C. DAWSEY; CLAUDIA DA SILVA SANTANA. Brincando de bonecos: um ensaio benjaminiano sobre mimesis. Horiz. antropol., v. 26, n. 56, p. 29-56, . (18/19609-9)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

RIBEIRO, Amanda Brandão. Relampejos do passado: inscrição da morte no espaço público através da exumação de corpos de desaparecidos políticos da ditadura militar brasileira. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (12/01615-6

SCHOUTEN, André-Kees de Moraes. Peregrinos do sertão profundo: uma etnografia da música de Elomar Figueira Mello. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (03/03514-3

AQUINO, Jânia Perla Diógenes de. Príncipes e castelos de areia: performance e liminaridade no universo dos grandes roubos. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (06/52503-2

SILVA, Adriana de Oliveira. A folia do Divino: experiência e devoção em São Luís do Paraitinga e Lagoinha. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (07/52109-5

PIMENTA, Denise Moraes. Ensaio sobre a promessa: circulação de devotos, palavras, graças e objetos. Dissertação (Mestrado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (10/04083-0

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Guerreiras e heroínas em performance : da artetnografia à mitodologia em artes cênicas. Tese (Doutorado) -  Instituto de Artes.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (09/54406-2

MACHADO, Renata Freitas. As folhas vermelhas do mangue: uma etnografia sobre os mortos, a morte e a maré em Matarandiba (BA). Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (14/05565-9

ABREU, Carolina de Camargo. Experiência Rave: entre o espetáculo e o ritual. Tese (Doutorado) -  Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (07/55033-0

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