Busca avançada
Ano de início
Entree

Eliane Mauerberg de Castro

CV Lattes ResearcherID


Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Instituto de Biociências (IB)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Eliane Mauerberg-deCastro é graduada em educação física (licenciatura) pela Universidade Estadual de Londrina (1983), e tem mestrado e doutorado em psicobiologia pela Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto (1989 e 1993). Realizou dois programas de pós-doutorado na Indiana University, em 1995 sob supervisão da Dra. Bev Ulrich, e em 2000 sob supervisão da Dra. Esther Thelen. Em 1998 foi professora associada na Central Connecticut University, EUA. Em 2005 publicou o livro Atividade Física Adaptada, considerado o primeiro livro-texto escrito por brasileiro na área. Em 2011 editou a segunda edição revisada e ampliada. Em 2006 foi convidada pela Universidade de Esportes da Noruega para atuar como professora visitante no mestrado europeu em atividade física adaptada, promovido pelo Erasmus Mundus. Iniciou em 1987 na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho até novembro de 2016, por ocasião de sua aposentadoria. Atualmente, como professora voluntária na mesma unidade, orienta alunos em nível de mestrado e doutorado no programa "Desenvolvimento Humano e Tecnologias" na UNESP de Rio Claro. Em 1993 fundou o Laboratório da Ação e Percepção (LAP) na Universidade Estadual Paulista (UNESP). O LAP é um local onde professores e alunos podem desenvolver pesquisas em áreas da ciência do movimento e percepção humana. Dra. Mauerberg-deCastro tem experiência na área de educação física adaptada, com ênfase em desenvolvimento motor, percepção e ação incorporando a abordagem teórica de sistemas dinâmicos. Atua principalmente com os seguintes temas: atividade física adaptada e análise de tarefas, desenvolvimento motor em populações com deficiência, controle postural e percepção háptica. Estuda fatores que influenciam o sistema postural durante o uso de ferramentas não-rígidas e durante o controle de outro sistema biológico (ex. na condução de cães). Utilizando ferramentas da psicofísica, avalia a percepção de dimensões corporais, esforço e movimento em diversos grupos. Coordena desde 1989 o programa de extensão universitária ?Programa de Educação Física Adaptada? (PROEFA) onde implantou em 1999 propostas de inclusão reunindo tutores--alunos de ensino fundamental?com participantes com deficiências em diversos contextos de atividade física e esporte. Junto ao PROEFA, a Dra. Mauerberg-deCastro inseriu em 2003, um programa de atividades assistidas por cães (PET-AFA), o qual é administrado em contexto de aulas de educação física. A Dra. Mauerberg-deCastro acredita que a atividade profissional do educador físico e de áreas afins, seja de caráter educacional, terapêutico ou de prestação de serviços, tem um importante papel na inspiração da investigação científica. Além disso, uma das principais metas da Dra. Mauerberg-deCastro é contribuir para o desenvolvimento de pensadores, professores, pesquisadores, críticos e amigos; aprender a partir deles; e apreciar o processo. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 12/10/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

PÉRICO, Bruna Carla. Efeito da percepção háptica obtidapor meio da condução de um cão na estabilidade locomotora do ser humano. 2013. 55f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). (11/04209-6)

CAMPOS, Cicero. Trampolim acrobático para surdos : efeito de um programa de treinamento sobre o equilíbrio, locomoção e desempenho em tarefas de salto. . 105f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro. (98/01534-7)

COZZANI, Marcia Valeria. Andar na presença de obstáculos em idosos : efeitos da institucionalização e relações com a atividade física e independência nas atividades da vida diária. . 74f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). (00/07929-5)

SCHULLER, Juliana Aparecida de Paula. A percepção de distância em perspectiva dinâmica : restrições do organismo, ambiente e tarefa. . 133f. Dissertação (Mestrado) - . Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro. (95/00174-9)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: