Busca avançada
Ano de início
Entree

Susana Oliveira Dias

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade (NUDECRI)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Angola

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (1995), mestre e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), especialista em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Aposta em experimentações por entre imagens, arte, mídias, comunicação, educação, filosofia e ciências tanto na pesquisa como na criação de materiais, processos e artefatos de divulgação científica, artística e cultural. Suas pesquisas relacionam estudos multiespécies, epistemologias ecológicas, estudos de ciência e tecnologia, filosofia das ciências, filosofia da diferença, estudos de imagem e novas ecologias e materialismos. Tem ampla experiência na abordagem de temas ligados às biotecnologias (reprodução assistida, clonagem, transgenia etc.) e às mudanças climáticas (modelagens computacionais, adaptação e mitigação, vulnerabilidade, clima e povos originários, florestas, rios e mares etc.). Atualmente é pesquisadora (Pq B) do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo da Unicamp (Labjor), professora do curso de Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (MDCC) do Labjor-IEL-Unicamp. É líder do grupo de pesquisa multiTÃO: prolifer-artes sub-vertendo ciências e educações. Coordenou vários projetos de pesquisa e extensão: Biotecnologias de Rua (MCT/CNPq), Num dado momento - biotecnologias e culturas em jogo (Preac-Unicamp), Um lance de dados: jogar/poemar por entre bios, tecnos e logias (Proext/MEC-MInC-Petrobras), Escritas, imagens e ciências em ritmos de fabul-ação: o que pode a divulg-ação científica? (MCT/CNPq), multidão em transe: investigações em divulgação científica e cultural (PICJr./CNPq/Faepex); Vida e tempo em proliferação: investigações das potencialidades das imagens de divulgação científica das mudanças climáticas (Faepex); Fabular meu caro Watson (Profis-Unicamp); Por entre ciências, divulgações e comunicações, as configurações políticas de cultura e de público (Fapesp); e Mudanças climáticas em experimentações interativas: comunicação e cultura Científica (CNPq) que pretenderam, pela produção de materiais, processos e ações gerar interações inéditas entre artes, ciências, filosofias e público. Atualmente é coordenadora, junto com Carlos Vogt, do projeto Consolidação da infraestrutura necessária à pesquisa, ensino e extensão do Labjor (Finep). Atualmente coordena o tema integrador Comunicação e educação para sustentabilidade do INCT Mudanças Climáticas, sob coordenação geral de José Marengo e Tércio Ambrizzi. É editora da revista de ciência e arte ClimaCom . Foi bolsista produtividade em pesquisa (Pq2) entre 2017 e 2020 com o projeto: Por uma nova ecologia das emissões e disseminações: como a comunicação pode modelar a mais intensa potência de existir do humano diante das mudanças climáticas?. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 19/09/2020
6 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MARTINEZ, Oscar Hernando Guarin. La Amazonía (des)cinematografiada = 1910-1950 = A Amazônia (des)cinematografada : 1910-1950. Tese (Doutorado) -  Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  (12/19055-7

OLIVEIRA, Renato Salgado de Melo. Histórias do mar : divagação científica, biotecnologias e RPG. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Estudos da Linguagem.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (09/13010-9

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: