Busca avançada
Ano de início
Entree

Adilson José Ruiz

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes (IA)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

É cineasta, possui graduação em cinema pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Artes pela mesma Universidade. Tem experiência em Artes, com especial dedicação ao Cinema e Artes do Vídeo, atuando nos seguintes temas: cinema brasileiro, cinema paulista. história do cinema, teorias cinematográficas, fotografia em movimento, produção e realização audiiovisual. No âmbito acadêmico participou da criação do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação - DMM, do Programa de Mestrado e Doutorado em Multimeios , do Laboratório de Mídias e Tecnologias Audiovisuais - MediaTec, da Graduação em Midialogia no Instituto de Artes da Unicamp e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNIP- SP. Engajado na produção audiovisual, desde 1972, nas funções de diretor, diretor de fotografia, roteirista e produtor executivo, recebeu mais de vinte prêmios nas diversas posições em que atuou. Foi sócio fundador de diversas entidades de realizadores de cinema e audiovisual e teve destacada atuação na Associação Brasileira de Documentaristas - ABD, onde esteve à frente do projeto de regionalização da entidade, tendo sido o primeiro presidente da secção paulista. Voltou à presidência da ABD-SP por mais duas gestões. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da ABRAPAMM - Associação Brasileira dos Profissionais do Audiovisual em Mídias, Multimeios e Multiplataformas No campo das políticas públicas para o setor audiovisual, esteve envolvido nas formulações das diversas regulamentações da chamada Lei do Curta Metragem. Mais recentemente, de janeiro de 2009 na junho de 2010, esteve à frente da Diretoria de Programas e Projetos Audiovisuais da Secretaria Nacional do Audiovual do Ministério da Cultura, onde teve a oportunidade de desenvolver intenso processo de formulação de políticas para o setor. Suas mais destacadas atuações nesse período deram-se na participação da Comissão de Preparação da 1a. Confecom - Conferência Nacional de Comunicação e no II Fórum Nacional das TVs Públicas, como representante do Ministério da Cultura e da Secretaria do Audiovisual.. De dezembro de 2011 a julho de 2013 atuou como Coordenador do Curso de Graduação em Comunicação Social, com habilitação em Midialogia do Instituto de Artes da Unicamp. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
8 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

CARVALHO, Noel dos Santos. Cinema novo : imagens do populismo. 1999. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

VIEIRA, Marcelo Dídimo Souza. Filmes de cangaço : a representação do ciclo na decada de noventa no cinema brasileiro. 2002. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

SILVA, Denise Tavares da. Vida longa ao curta. 1999. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

TELES, Paulo Cesar da Silva. Filmes de media-metragem (1960-1990) : "abandonados no tempo"?. 2001. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

COLUCCI, Maria Beatriz. Impressões fotogramaticas : a experiencia dos fotogramas nas vanguardas artisticas. 1999. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

TEDESCO, Cybelle Angelique Ribeiro. De Minas, Mundo : a imagem poetico musical do clube da esquina. 2000. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

GUARALDO, Lineu Gabriel. Na Mata tem esperança : encontros com o corpo sambador no cavalo marinho. 2010. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: