Busca avançada
Ano de início
Entree

Maria Regina Maluf

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID


Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Licenciada em Pedagogia e em Conservatório Musical para Piano, com especialização em iniciação musical para crianças. Licenciada em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, Bélgica. Doutora em Psicologia pela Katholieke Universiteit Leuven, Bélgica. Pós-doutorado na University of California (UCLA/USA) e no Institut National de la Recherche Pédagogique (INRP-CRESAS), Paris. Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde é docente e pesquisadora no Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação (Psicologia da Educação), mestrado acadêmico e doutorado. Professora livre-docente da Universidade de São Paulo, Instituto de Psicologia da USP. Membro da Diretoria e Presidente da Sociedade Interamericana de Psicologia, SIP (2005-2013). Membro da Diretoria da International Association of Applied Psychology, IAAP (2003-2010; 2010-2018). Membro da Academia Paulista de Psicologia (Cadeira n. 28) e sua vice-presidente na gestão 2015-2019. Recebeu o "2018 IAAP Distinguished Professional Contributions Award", da International Association of Applied Psychology. Seus principais temas de pesquisa, em sequência, são: Motivação Humana e Perspectiva Temporal do Futuro, na base teórica da Psicologia Cognitiva; Formação do Psicólogo para o Trabalho em Educação; a Psicologia do Desenvolvimento de Piaget e de Vygotsky; Metacognição e Teoria da Mente ToM na teoria e prática da Educação Infantil; a Psicologia Cognitiva da Leitura e Ciência da Leitura na geração de pesquisas preventivas e remediativas (translacionais) para superação de dificuldades na Aprendizagem da Linguagem Escrita; impacto das Neurociências no tratamento da problemática educacional, especialmente na Alfabetização. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 17/07/2021
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações resultantes de Auxílios e Bolsas sob responsabilidade do(a) pesquisador(a) (1)

(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)

SARGIANI, RENAN DE ALMEIDA; EHRI, LINNEA CARLSON; MALUF, MARIA REGINA. Orthographic mapping instruction to facilitate reading and spelling in Brazilian emergent readers. APPLIED PSYCHOLINGUISTICS, v. 39, n. 6, . Citações Web of Science: 0. (13/12602-5, 14/00711-7)

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

DOMINGOS, Basílio. Escola e violência: configurações da violência escolar, segundo alunos, professores, pais e moradores da comunidade.  356 f. Tese (Doutorado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (00/13902-2

SARGIANI, Renan de Almeida. Fases iniciais da aprendizagem da leitura e da escrita em português do Brasil: efeitos de fonemas, gestos articulatórios e sílabas na aquisição do mapeamento ortográfico. Tese (Doutorado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (13/12602-5

DOMINGOS, Basílio. Vivências de morte e luto em escolares de 13 a 18 anos.  [195] f. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Psicologia.  Universidade de São Paulo (USP).  São Paulo.  (98/05448-8

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: