- Auxílios pontuais (curta duração)
Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH) (Instituição-sede da última proposta de pesquisa) País de origem: Brasil
Professora Titular do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fundadora do LAPREV (Laboratório de Análise e Prevenção da Violência) que faz pesquisa, ensino e extensão sobre o enfrentamento e prevenção da violência, intrafamiliar e a violência na escola. Possui Pós-Doutorado pela Universidade de Toronto (Canadá), Doutorado em Psicologia Experimental (USP/SP), Mestrado em Psicologia pela Universidade de Manitoba (Canadá) e Bacharelado e Licenciatura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Supervisiona alunos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFSCar. É pesquisadora do CNPq (nível 1-A) e autora de diversos livros e artigos científicos, tendo recebido premiações nacionais e internacionais (as mais pertinentes "Práticas Exemplares numa Perspectiva de Gênero e Etnia em Saúde", da Organização Panamericana de Saúde, OPAS/OMS e Prevenção do Abuso Infantil da Women´s World Summit Foundation em Genebra, ambos em 2009. Ministrou curso como professora visitante na Pós Graduação em Psicologia da Universidade de Mar Del Plata - (2010) e Universidade Nacional de Córdoba (2012), ambas na Argentina. Proferiu diversas palestras internacionais: na sede da ISPCAN (International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect), em Chicago, 2008, na sede da American Psychological Association em Washington, em 2009 e no Departamento de Psicologia da Southern Methotodist University (SMU), em Dallas (2013). Tem diversas parcerias internacionais, como por exemplo com a American Psychological Association (APA) para validação no Brasil do programa ACT de treinamento de pais. Foi Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Psicologia (2009-2013). Foi Professora Visitante (Visiting Fellow) em Sidney Sussex College, Universidade de Cambridge, Inglaterra (janeiro-março de 2015). Eleita para o Conselho da ISPCAN - International Society for the Prevention of Child Abuse & Neglect, gestão 2016-2022. (Fonte: Currículo Lattes)
A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia, principal evento da área no Brasil, é realizada buscando levar o melhor da psicologia científica às diversas regiões do território nacional. O evento apresenta Conferências, Simpósios, Mesas-Redondas e Cursos oferecidos pelos mais importantes pesquisadores do país e profissionais com vasta e reconhecida experiência. Também conta co...
Os termos Alienação Parental (AP) e Síndrome de Alienação Parental (SAP) têm ganhado notoriedade no sistema judicial brasileiro a partir da aprovação da chamada "Lei de Alienação Parental". Entretanto, a lei foi promulgada sem que as discussões sobre os conceitos em questão estivessem suficientemente avançadas no âmbito acadêmico, o que dificulta a atuação do profissional de Psicologia...
A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi descrita pela primeira vez por Gardner na década de 80 e diz respeito a como uma criança pode tornar-se psicologicamente afastada de um de seus genitores (alienado) no contexto de disputa de guarda ou divórcio, sob a influência do outro genitor (alienador). Esse comportamento por parte do genitor alienador provocaria um conjunto de sintomas na...
A Síndrome de Alienação Parental (SAP) foi definida, na década de 1980, pelo psiquiatra norte americano Richard Gardner, como um distúrbio infantil que acometeria crianças e adolescentes envolvidos em situações de disputa de guarda entre os pais. Não se identificam, em contexto nacional, estudos na área da psicologia que deem sustentação ao conceito de SAP, ou ao de Alienação Parental ...
O trauma craniano violento pediátrico (TCV) é uma forma de maus-tratos físicos contra crianças que consiste em sacudir violentamente um bebê, podendo acarretar em consequências gravíssimas para o desenvolvimento infantil. No Brasil, há poucos estudos sobre esta forma de maus-tratos infantis. Adicionalmente há na literatura estrangeira e nacional carência de estudos de validação envolve...
A International Parent Survey (IPS) (Survey Internacional com Pais) é uma pesquisa online sobre os pontos de vista dos pais em vários aspectos da vida familiar e parental. A IPS foi desenvolvida para preencher a lacuna na avaliação da parentalidade, uma vez que não há atualmente uma pesquisa sobre as preferências e necessidades dos pais a nível populacional e com comparações internacio...
Existem evidências de que crianças e jovens podem experienciar bullying e vitimização escolar como eventos traumáticos, inclusive apresentando sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). No entanto, ainda existem lacunas na literatura sobre o relacionamento entre essas variáveis: existem fatores de risco para o desenvolvimento do transtorno? Qual o grau da influência de v...
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
Publicações | 4 |
Citações | 2 |
Cit./Artigo | 0,5 |
Dados do Web of Science |
PAOLLA MAGIONI SANTINI; LUCIA CA WILLIAMS. Parenting Programs to Prevent Corporal Punishment: A Systematic Review. Paidéia, v. 26, n. 63, p. 121-129, Abr. 2016.
SANTINI, PAOLLA MAGIONI; WILLIAMS, LUCIA C. A.. A randomized controlled trial of an intervention program to Brazilian mothers who use corporal punishment. CHILD ABUSE & NEGLECT, v. 71, n. SI, p. 80-91, SEP 2017. Citações Web of Science: 1.
NAHARA RODRIGUES LATERZA LOPES; SUÉLEN MARIANA GÓRNI; VICTOR OLIVER MATTAR; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Assessment of a Brief Intervention with Parents to Prevent Shaken Baby Syndrome. Paidéia, v. 28, p. -, 2018.
LATERZA LOPES, NAHARA RODRIGUES; DE ALBUQUERQUE WILLIAMS, LUCIA CAVALCANTI. Pediatric Abusive Head Trauma Prevention Initiatives: A Literature Review. TRAUMA VIOLENCE & ABUSE, v. 19, n. 5, p. 555-566, DEC 2018. Citações Web of Science: 1.
SHEILA MARIA PRADO SOMA; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Avaliação de Livros Infantis Brasileiros sobre Prevenção de Abuso Sexual baseada em Critérios da Literatura. Trends in Psychology, v. 25, n. 3, p. -, Set. 2017.
PAOLLA MAGIONI SANTINI; LÚCIA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE WILLIAMS. Efeitos de procedimentos para maximizar o bem-estar e a competência parental em mulheres vitimizadas. Estudos de Psicologia (Campinas), v. 33, n. 4, p. -, Dez. 2016.
DE ALBUQUERQUE, PALOMA PEGOLO; DE ALBUQUERQUE WILLIAMS, LUCIA CAVALCANTI. Predictor Variables of PTSD Symptoms in School Victimization: A Retrospective Study with College Students. JOURNAL OF AGGRESSION MALTREATMENT & TRAUMA, v. 24, n. 10, p. 1067-1085, 2015. Citações Web of Science: 0.
PALOMA PEGOLO DE ALBUQUERQUE; LUCIA C. A. WILLIAMS. Impact of the Worst School Experiences in Students: A Retrospective Study on Trauma. Paidéia, v. 25, n. 62, p. -, Dez. 2015.
PRIOLO-FILHO, SIDNEI; GOLDFARB, DEBORAH; SHESTOWSKY, DONNA; SAMPANA, JANELLE; WILLIAMS, LUCIA C. A.; GOODMAN, GAIL S.. Judgments regarding parental alienation when parental hostility or child sexual abuse is alleged. JOURNAL OF CHILD CUSTODY, v. 15, n. 4, SI, p. 302-329, 2018. Citações Web of Science: 0.
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRINO, Rachel de Faria. Capacitação do educador acerca do abuso sexual infantil. 2002. 101f. Dissertação (Mestrado) - Centro de Educação e Ciências Humanas. Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos.