Busca avançada
Ano de início
Entree

Adelia Toledo Bezerra de Meneses

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem (IEL)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Letras Clássicas pela Universidade de São Paulo (1965), Mestrado (1975) e Doutorado (1981), ambos em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) sempre pela Universidade de São Paulo , sob orientação de Antonio Candido de Mello e Souza. Foi docente de Literatura Brasileira no Leitorado de Romanística da Technische Universität de Berlim, Professora de Teoria Literária e Literatura Comparada na USP e na UNICAMP, onde se aposentou. Atualmente é professora colaboradora voluntária na Universidade Estadual de Campinas e orientadora em pós-graduação do DTLLC da USP . Atua na área de Teoria Literária e Literatura Comparada, trabalhando principalmente com: Literatura e Psicanálise, Sonho e Literatura, o "pathos" amoroso na Literatura, Literatura e Sociedade, Chico Buarque, Guimarães Rosa; o mito odisséico e suas ressonâncias na Literatura Brasileira. Ganhou um Prêmio Jabuti pelo livro ´Desenho Mágico ? Poesia e Política em Chico Buarque`. (Fonte: Currículo Lattes)

Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 07/12/2019
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: