Busca avançada
Ano de início
Entree

Marta Maria Do Amaral Azevedo

CV Lattes GoogleMyCitations


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Estudos da População (NEPO)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Demógrafa e antropóloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó /Nepo da UNICAMP e professora do Programa de Pós Graduação em Demografia do IFCH/Nepo/UNICAMP. Membro do Conselho Consultivo do UNFPA (Fundo de População da ONU no Brasil) e coordenadora do GT Demografia dos Povos Indígenas da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais), membro da Comissão Consultiva do Censo Demográfico do IBGE, membro do Conselho Diretor do Instituto Socioambiental. Foi coordenadora do Nepo, presidente da Fundação Nacional do Índio - FUNAI (órgão do Ministério da Justiça responsável pela elaboração, proteção e implementação das Políticas Indigenistas no Brasil) e consultora dos Ministérios da Educação e Saúde no que diz respeito à elaboração e monitoramento das políticas públicas para povos indígenas. Possui experiência na área de Demografia, com ênfase em Demografia Antropológica, Demografia de Etnias, atuando principalmente com os seguintes temas: povos indígenas, saúde e educação indígena, demografia, etnologia indígena. Tem trabalhado com os temas de produção de informações demográficas sobre os povos indígenas, indicadores socioambientais das terras indígenas e com os povos Guarani e da região do Alto Rio Negro/AM, abordando os temas de educação, mobilidade espacial, segurança alimentar e acesso ás políticas públicas. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Círculo virtuoso 
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Por que o adiamento do Censo é um problema


Publicado em 30 de agosto de 2021. Pesquisa FAPESP. A mais completa pesquisa de dados demográficos e socioeconômicos da população brasileira é realizada a cada 10 anos e deveria ter acontecido em 2020. Foi adiada em consequência da pandemia e sua realização em 2022 ainda é incerta. É importante porque esse levantamento serve de base para pesquisas acadêmicas e para o desenvolvimento de políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal.

Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

MADEIRA, Sofia Pereira. Perfil demográfico e estimativas de paridade dos Guarani nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Dissertação (Mestrado) -  Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.  Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  (08/56909-9

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: