Busca avançada
Ano de início
Entree

Marta Maria Do Amaral Azevedo

CV Lattes


Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Núcleo de Estudos da População (NEPO)  (Instituição Sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Demógrafa e antropóloga, pesquisadora do Núcleo de Estudos de População Elza Berquó /Nepo da UNICAMP. Membro fundadora do GT Demografia dos Povos Indígenas da ABEP (Associação Brasileira de Estudos Populacionais), membro da Comissão Consultiva do Censo Demográfico 2022 do IBGE e membro do Comitê de Ética e Conformidade do Instituto Socioambiental - ISA. Foi coordenadora do Nepo, presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas - FUNAI (órgão do Ministério dos Povos Indígenas entre 2012 e 2013, responsável pela elaboração, proteção e implementação das Políticas Públicas para os Povos Indígenas no Brasil) e consultora dos Ministérios da Educação e Saúde no que diz respeito à elaboração e monitoramento das políticas públicas para povos indígenas desde a década de 1990 até 2010. Trabalha com pesquisa-ação junto aos povos indígenas, especificamente na área de de Demografia, com ênfase em Demografia Antropológica, Demografia de Etnias, atuando principalmente com as seguintes questões: produção e avaliação de informações demográficas sobre os povos indígenas; saúde e educação indígena; demografia de etnias, etnologia indígena. Tem trabalhado com os temas dos indicadores socioambientais das terras indígenas e, especificamente, com os povos Guarani no estado do Mato Grosso do Sul, e da região do Alto Rio Negro, estado do Amazonas, abordando questões como o perfil e dinâmica demográfica desses povos, análises sobre a educação escolar, saúde reprodutiva das mulheres, mobilidade espacial, segurança alimentar e acesso às políticas públicas de maneira geral. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Revista Pesquisa FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Círculo virtuoso 
Mais itens
Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 28/09/2024
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Serviço temporariamente indisponível

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Por que o adiamento do Censo é um problema


Publicado em 30 de agosto de 2021. Pesquisa FAPESP. A mais completa pesquisa de dados demográficos e socioeconômicos da população brasileira é realizada a cada 10 anos e deveria ter acontecido em 2020. Foi adiada em consequência da pandemia e sua realização em 2022 ainda é incerta. É importante porque esse levantamento serve de base para pesquisas acadêmicas e para o desenvolvimento de políticas públicas dos governos municipal, estadual e federal.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador utilizando este formulário.
X

Reporte um problema na página