Busca avançada
Ano de início
Entree

Fernando Santos Osório

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Fernando Santos Osório concluiu o doutorado em ?Informatique Systemes et Communications? - Institut National Polytechnique de Grenoble (INPG/IMAG) em 1998. Atualmente é professor e pesquisador trabalhando no Depto. de Sistemas de Computação do ICMC-USP (São Carlos-SP), tendo assumindo o cargo em Julho de 2008 em regime de dedicação integral à docência e à pesquisa. Atuou como professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos até Fev. de 2008 (1990 a 2008), sendo 8 anos de atuação na pós-graduação. Membro ativo da ACM, IEEE e SBC, onde na SBC foi membro do comitê gestor da CEIA (Comissão Especial de Inteligência Artificial 2007-2010) e foi membro do comitê gestor da CER (Comissão Especial de Robótica da SBC 2008-2018) e atuou como coordenador da CER (2014-2016 e 2016-2018). Em 2007 foi nomeado como membro do programa "Distinguished Visitors Program Latin America (DVP-LA 2007-2009)" da IEEE Computer Society. Publicou 32 artigos em periódicos especializados e mais de 170 trabalhos em anais de eventos. possui 12 capítulos de livros e 8 livros publicados (org.). possui 1 produto tecnológico, 7 softwares e outros 70 itens de produção técnica. Participou de mais de 40 eventos no exterior e no brasil. Orientou 8 teses de doutorado, 16 dissertações de mestrado e co-orientou 4, alem de ter orientado mais de 30 trabalhos de iniciação cientifica e 60 trabalhos de conclusão de curso na área de Ciência da Computação. Atualmente orienta 3 alunos de doutorado e 5 de mestrado. Recebeu 9 prêmios e/ou homenagens. Coordenou 5 projetos de pesquisa. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo membro e coordenador de grupo de trabalho junto ao INCT-SEC (Instituto Nacional de C&T em Sistemas Embarcados Críticos), além de ser membro do conselho diretor do CRob-SC/USP (Centro de Robótica da USP de São Carlos), criado recentemente. Atuou na organização de importantes conferências (Chair) e como membro do Comitê de Programa (TPC Member) das mais importantes conferências da área de I.A. no brasil. Atuou como avaliador cadastrado pelo INEP/MEC, realizando a avaliação de cursos de graduação, além de ter avaliado projetos para a Embrapa e ter atuado como membro consultor do comitê científico da FAPERGS. Atua na área de ciência da computação, com ênfase em Inteligência Artificial e Robótica. em suas atividades profissionais interagiu com cerca de 100 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Inteligência Artificial, Robótica Autônoma, Redes Neurais Artificiais, Aprendizado de Máquinas, Processamento de Imagens, Reconhecimento de Padrões, Realidade Virtual, Informática, Ambientes Virtuais e Computação Gráfica. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Equipe da USP é premiada em desafio que visa aumentar segurança de carros autônomos 
Pesquisadores apoiados pela FAPESP ganham Prêmio Jabuti 
Matéria(s) publicada(s) no Pesquisa para Inovação FAPESP sobre o(a) pesquisador(a):
Alunos da USP vencem competição com jogo que ensina a programar 
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 25/01/2020
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Publicações acadêmicas

(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)

KLASER, Rafael Luiz. Navegação de veículos autônomos em ambientes externos não estruturados baseada em visão computacional. 2014. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos.

SALES, Daniel Oliva. NeuroFSM: aprendizado de Autômatos Finitos através do uso de Redes Neurais Artificiais aplicadas à robôs móveis e veículos autônomos. 2012. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos.

CHRISTINO, Leonardo Milhomem Franco. Aceleração por GPU de serviços em sistemas robóticos focado no processamento de tempo real de nuvem de pontos 3D. 2016. Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação. Universidade de São Paulo (USP). São Carlos.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: