Busca avançada
Ano de início
Entree

Marilia dos Santos Andrade

CV Lattes ResearcherID ORCID Google Scholar Citations


Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. Escola Paulista de Medicina (EPM)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduada em Fisioterapia pela Universidade de São Paulo (USP - 1994). Especializou-se pela UNIFESP em Fisiologia do Exercício em 1996 e em Aparelho Locomotor no Esporte em 1998. Doutorou-se em Ciências (Fisiologia do Exercício) também pela UNIFESP (2003), tendo estudado as respostas fisiológicas ao exercício do membro inferior em pacientes submetidos à reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho. Concluiu o Pós- Doutoramento em Farmacologia (Fisiologia do Exercício) nesta Universidade (2010), estudando as relações de equilíbrio muscular isocinético do ombro de atletas de handebol e sua associação com desempenho e variações decorrentes das categorias. Atualmente é Professora Associada do Departamento de Fisiologia da UNIFESP, orientadora de mestrado e doutorado do PPG em Medicina Translacional e de mestrado profissional do PPG em Ciências da Saúde Aplicada ao Esporte e à Atividade Física da UNIFESP. É coordenadora do laboratório de Fisiologia do Exercício, do curso de Fisioterapia no Esporte da UNIFESP e participa do programa de residencia médica em Medicina Esportiva da UNIFESP, além de atuar como orientadora nesse programa. É autora do livro "Fisiologia do Exercício" (1a. edição, Editora Manole, 2016) e possui mais de 150 artigos publicados em revistas internacionais de relevante fator de impacto. É revisora de 15 revistas cientpificas internacionais. Tem como principal interesse de estudo a Fisiologia do Exercício aplicada à clínica e ao esporte, com ênfase na avaliação muscular. Na área de graduação, ministra aulas de fisiologia Respiratória e do Exercício nos cursos de Medicina e Biomedicina da UNIFESP. Foi Chefe da Disciplina de Neurofisiologia e Fisiologia do Exercício (2019 - 2021), representante da Fisiologia na Comissão do Curso Biomédico (2011 - 2016), participou do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Ciências Biológicas-Modalidade Médica (2012-2019) e foi eleita como representante dos Professores Adjuntos na Congregação da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP (2014-2017). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Auxílios à pesquisa
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 18/06/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Videos relacionados aos auxílios à pesquisa e bolsas

Genética do esporte


Publicado em 19 de setembro de 2016 - Pesquisa FAPESP. Na Universidade Federal de São Paulo, testes fisiológicos e genéticos sinalizam se o ponto forte de um atleta é a força, a resistência ou uma mistura das duas características. O projeto Atletas do Futuro tenta mostrar que mutações, em certos genes, podem fazer a diferença na prática esportiva e ajudar a indicar a escolha da atividade ou treinamento mais adequado para cada indivíduo.

Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: