Busca avançada
Ano de início
Entree

Amanda Farage Frade Barros

CV Lattes GoogleMyCitations ResearcherID ORCID


Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP). Instituto do Coração Professor Euryclides de Jesus Zerbini (INCOR)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possuo 20 anos de experiência em pesquisa básica e pesquisa clínica e 2 anos de experiência no exterior onde tive a oportunidade de trabalhar com KOL (Key Opinion Leaders) de diferentes áreas de saúde (imunologia, medicina tropical, doenças infecciosas, genética e cardiologia), aprender sobre processo Regulatório (CEP/CONEP), habilidades de interpretação, análise e apresentação de dados científicos, implementação e gestão de projetos de pesquisa multi-cêntricos nacionais e internacionais. Durnate o mestrado em Análises Clínicas (FCF-USP/SP) participei do Projeto multicêntrico em colaboração com FUNEP e Ministério da Saúde para realizar o Inquérito nacional da soro-prevalência da Doença de Chagas no Brasil para que o Brasil recebesse o selo de erradicação da doença. Realizei meu doutorado em Ciências no laboratório de Alergia e Imunologia do Incor (FMUSP-SP) onde pesquisei polimorfismos genéticos de citocinas em pacientes com Leishmaniose visceral em um projeto multicêntrico i em parceria com as equipes do IMT-Piauí e FioCruz-Salvador-Bahia. Pós-doutorado em Ciências - Participei do projeto de pesquisa na busca de genes de susceptibilidade genética em pacientes com Doença de Chagas em colaboração com o Laboratório de Genética de Doenças Tropicais da Faculté de Médecine de Aix-em-Marseille - França, em um projeto multicêntrico que envolveu 5 centros de pesquisa e mais de 40 colaboradores nacionais e internacionais. Realizei o segundo pós-doutorado inteiramente na França (com a mesma equipe de pesquisadores) em uma abordagem de Biologia de Sistemas na pesquisa de uma assinatura genética prognóstica da doença de Chagas na busca de biomarcadores genéticos e moleculares onde foi possível publicarmos mais de 10 artigos científicos em periódicos de alto impacto. Durante o projeto em colaboração com a França fui responsável pela seleção de pacientes, avaliação do desenvolvimento clínico deles, gerenciamento, avaliação e apresentações técnico-científicas dos dados científicos gerados, coordenação das equipes médicas e pacientes envolvidos no estudo; sempre visando a interface entre o conhecimento científico (dados laboratoriais) e sua aplicação clínica para a identificação de novos fatores prognósticos da doença. Adicionalmente, atuei na coordenação de atividades laboratoriais e na orientação de alunos de graduação e pós-graduação e por toda etapa administrativa que compreendeu desde a de inclusão de projetos nos comitês de ética, envio de amostras para o exterior por courrier, organização das condições sob as quais estudos de laboratório são planejados (execução, monitoramento, registros e divulgação) promovendo assim a qualidade e validação dos resultados de pesquisa. Atualmente sou professora do Curso de Especialização em Pesquisa clínica do Centro Universitário São Camilo e professora titular do curso de mestrado profissional do departamento de Bioengenharia da Universidade Brasil. (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/11/2021
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: