Busca avançada
Ano de início
Entree

Vitor Pinheiro Grunvald

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), com período de intercâmbio em Antropologia na Universidad Autonoma de Madrid em 2003. É mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, concluído em 2009, sob orientação do Prof. Márcio Goldman. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), concluído em 2015, sob orientação da Prof. Sylvia Caiuby Novaes, com período de pesquisa no Departamento de História de Arte na McGill University, Canadá, sob orientação da Prof. Amelia Jones. E pós-doutor pela Universidade de São Paulo com pesquisa realizada entre 2018-2019. É antropóloga-realizadora, com formação em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, e produziu obras fotográficas, audiovisuais e artísticas. Tem experiência e interesse nos campos da Antropologia Visual, Antropologia da Performance, da Arte, do Corpo, do Gênero e da Sexualidade e suas reflexões giram em torno de (1) discussões que envolvem a apropriação de metodologias e práticas artísticas para o fazer antropológico; (2) questões relacionadas à teoria antropológica e sua relação com outros campos do saber acadêmico que pensam a imagem e as artes; (3) experimentações com a imaginação etnográfica; (4) questões relacionadas ao campo artístico, fotografia, filme e cultura visual; (5) maneira como imagem e corpo são operacionalizados nas relações sociais contemporâneas; (6) problemas relacionados à práticas identitárias e de subjetivação; (7) deslocamentos sofridos pela vivência do gênero e da sexualidade, em especial àqueles relacionados à transgeneridade; (8) processos em torno das novas tecnologias de informação e comunicação e mídias digitais; (9) musicologia queer/LGBT e práticas dissidentes na música; (10) Antropologia da política, do Estado e das Políticas Públicas; (11) família e parentesco Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Núcleo de Antropologia Visual (Navisual) e integra o Núcleo de Antropologgia e Cidadania (NACi). É também coordenadora do Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais (GRUA/UFRJ) e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Antropologia Visual (GRAVI), Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA), Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) e Pesquisas em Antropologia Musical (PAM), todos ligados à Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, realiza, junto com Paulo Mendel, o Projeto Família Stronger (http://www.familiastronger.com), cuja obra Domingo foi selecionada e comissionada pela 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil e recebeu prêmios da Associação Portuguesa de Antropologia (APA) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS). (Fonte: Currículo Lattes)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre o(a) pesquisador(a)
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)
Bolsas no país
Bolsas no Exterior
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 14/05/2022
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: