Busca avançada
Ano de início
Entree

Miguel Falci Câmara

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Graduado em ARQUITETURA e URBANISMO pela Universidade de São Paulo (2013), com mestrado em ARQUITETURA pela Universidade de Tóquio, Japão (2016), tendo cursado anteriormente Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (2002), possui experiência com pesquisa acadêmica, design gráfico e de produto, arte sonora, confecção de maquetes e desenhos de Arquitetura. Durante graduação na FAU USP, desenvolveu diversos projetos de design (livro, luminárias, posters, etc) e artísticos, com ênfase em suportes multimídia: de vídeos a instalações sonoras. Em pesquisa de Iniciação científica, financiada pela FAPESP, estudou o processo criativo e de projeto da Residência Hélio Olga. Como arquiteto estagiário, trabalhou em canteiros de obras (São Paulo) e com a preparação de maquetes, apresentações e montagem de exposição (Shigeru Ban Architects, Tóquio). A graduação em Relações Internacionais lhe ofereceu oportunidade de trabalhar com organização de eventos e de desenvolver novas abordagens para o aperfeiçoamento do ensino universitário, sempre trabalhando com recursos escassos. Os mais de 4 anos de experiência ensinando, seja como professor de inglês seja como monitor de graduação, contribuíram para melhorar a qualidade de suas apresentações. Dois longos períodos no exterior serviram não apenas para aprender idiomas, mas também para aprender a ser mais flexível e a enfrentar situações inusitadas. O primeiro período, de 3 anos e 3 meses, foi dividido entre Londres (Reino Unido), Barcelona (Espanha) e Nairobi (Quênia). Em Nairobi, durante os 3 meses em que trabalhou como voluntário para a ONG CARE HIGHWAY HUMANITARIAN AID desenvolveu pesquisa e coleta de dados sobre as condições de vida da população carente assistida pela ONG, preparou relatórios e criou um sistema de controle de medicamentos, estoques e arquivos. O segundo período no exterior, de quase 4 anos, foram passados exclusivamente em Tóquio, Japão. Bolsista MEXT de abril de 2014 a setembro de 2016, se dedicou ao estudo da Arquitetura Japonesa tradicional, assim como voltou ao tema da Arquitetura temporária, já abordado em trabalho final de graduação pela FAU USP. Sua tese de mestrado envolveu o estudo da Arquitetura temporária e suas repercussões no processo criativo de projetos de arquitetura. Terminado o mestrado, trabalhou em parceria com engenheiro-programador na criação de novas funcionalidades e redesenho da interface para software de reconhecimento facial. Passou os últimos meses no Japão trabalhando para empresas de ensino de inglês. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 22/02/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: