Busca avançada
Ano de início
Entree

Wagner Borges de Almeida Lins

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Antropólogo formado pela Universidade Federal do Pará(2002), mestre(2004) e doutor (2010) pelo Programa de Língua Hebraica, Cultura e Literatura Judaica da Universidade de São Paulo. Pesquisador visitante na Universidade Hebraica de Jerusalém (2004-2005). Durante este período desenvolveu pesquisas sobre a presença judaica na região amazônica, buscando através deste recorte construir uma abordagem sobre processos identitários e étnicos, sobre as relações inter-religiosas, e sobre grupos minoritários tais como japoneses, judeus ou árabes, que embora há muito inseridos na realidade amazônica, na maioria das vezes não são relacionados e associados à realidade desta região. Em 2013, sob auxílio da FAPESP, concluiu pesquisa de pós-doutoramento pelo Programa de Pós Graduação em Antropologia Social -USP, sobre identidades judaicas emergentes no Estado da Paraíba. A pesquisa de pós doutoramento abordou grupos familiares, ou indivíduos isolados, que acreditam descenderem de judeus forçados à conversão ao cristianismo durante o período inquisitorial no Brasil Colonial, e que hoje se organizam de diversas maneiras e buscam resgatar o suposto passado judaico de seus ancestrais, e através disso pleiteiam reconhecimento e inserção nos grupos judaicos oficiais. Atualmente as abordagens antropológicas sobre identidades neófitas, estão concentradas em grupos indígenas e grupos quilombolas, acreditamos que uma abordagem destas identidades judaicas emergentes poderá não só ampliar, como contribuir consideravelmente para um novo recorte sobre processos identitários ressurgentes no âmbito das Ciências Sociais, e para uma compreensão mais apurada da formação nacional. Atualmente o pesquisador encontra-se vinculado ao CERNE - Centro de Estudos de Religiões e das Culturas Negras, dirigido pelo Prof. Dr. Vagner Gonçalves da Silva do Departamento de Antropologia da Usp. O grupo reúne antropólogos que desenvolvem pesquisas com diversos grupos religiosos e/ou étnicos, a fim de promover discussões e atividades concernentes a temáticas como tolerância, relações inter-religiosas, políticas públicas referente aos campos étnico-religioso.Desenvolvendo ainda, atividades como incursões a campo, e disciplinas para graduação e pós-graduação, mini-cursos e palestras para entidades interessadas nas temáticas pesquisadas. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 27/06/2020
1 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: