Busca avançada
Ano de início
Entree

Janaína de Almeida Teles

CV Lattes


Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH)  (Instituição-sede da última proposta de pesquisa)
País de origem: Brasil

Professora de História do Brasil da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG). Historiadora formada pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2016-2017) e pós-doutorado em História pela Universidade de São Paulo como bolsista Fapesp (2012-2015). Obteve os títulos de mestre (2005) e de doutora (2011) em História Social pela USP, respectivamente como bolsista do CNPQ e da Fundação Ford do Brasil. Possui especialização em arquivologia (projeto USP-Arquivo do Estado/bolsista Fapesp, 1998-2000). É pesquisadora associada do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) da Universidade de São Paulo e Secretária-geral do Instituto de Estudos sobre a Violência do Estado (IEVE). Foi pesquisadora associada do LEI-FFLCH/USP (2006-2011) e do NEV/USP (2005-2008). É membro do Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO), Argentina, onde integra a equipe de pesquisadores do projeto "Derechos Humanos, Luchas e Territorialidades" e consultora do Projeto Territorios Clínicos de la Memoria (Red latinoamericana de profesionales en DDHH y subjetividad). É professora do Curso de Especialização "Direitos Humanos e Lutas Sociais" do Centro de Antropologia e Arqueologia Forense (CAAF) da Unifesp. Desenvolve pesquisas em História Política e Cultural, com ênfase em História do Brasil Contemporâneo, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura militar; aparelho repressivo de Estado; justiça militar; ditaduras na América Latina; esquerdas e luta armada; mortos e desaparecidos políticos e seus familiares; presos políticos; transição política; direitos humanos; memória; história oral e arquivos. Autora e organizadora de diversos livros e artigos acadêmicos sobre a ditadura citados em obras da literatura especializada nacional e internacional. (Fonte: Currículo Lattes)

Bolsas no país
Apoio FAPESP em números * Quantidades atualizadas em 21/11/2020
2 Bolsas no país concluídas

Processos vinculados
Colaboradores mais frequentes em auxílios e bolsas FAPESP
Contate o Pesquisador

Este canal da BV/FAPESP deve ser utilizado tão somente para mensagens, referentes aos projetos científicos financiados pela FAPESP.


 

 

 

 

Palavras-chave utilizadas pelo pesquisador
Por favor, reporte erros na informação da página do pesquisador escrevendo para: cdi@fapesp.br.
X

Reporte um problema na página


Detalhes do problema: